Resumo

Título do Artigo

DATA LITERACY NO CONTEXTO DE ADMINISTRAÇÃO: uma revisão da literatura e direcionamentos de pesquisa
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Palavras Chave

Data Literacy
Big Data
Gestão

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ciências de dados e Inteligência analítica

Autores

Nome
1 - Bibiana Giudice da Silva Cezar
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Antonio Carlos Gastaud Maçada
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

A data literacy (gerenciar, preparar, analisar e usar eficientemente os dados, extraindo valor desses) está entre as habilidades mais valorizadas pelas empresas contemporâneas que almejam construir uma organização orientada por dados na chamada era do big data. O interesse recente da literatura profissional no tópico reflete que a data literacy vem sendo aceita no mainstream da discussão gerencial e considerada uma iniciativa estratégica por parte das organizações. No entanto, na literatura acadêmica o contexto da administração e negócios um elo pouco explorado da pesquisa sobre data literacy.
Emergiram dois questionamentos que direcionaram a pesquisa: Como a data literacy tem sido abordada em pesquisas no contexto de administração e negócios? Quais são as possíveis oportunidades para estudos futuros? Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar como a data literacy vêm sendo abordada em pesquisas acadêmicas da área de administração e negócios para que se possa identificar possíveis oportunidades para estudos futuros.
Como fundamentação teórica, abordou-se a origem do conceito de data literacy, diferentes definições e as diferentes competências, características e outputs esperados abrangidos. Salienta-se que tais definições derivam-se de outros campos de estudo (especialmente, da educação e biblioteconomia), no entanto, embora haja questões específicas de cada domínio envolvidas, existem aspectos gerais da data literacy que podem ser aplicadas universalmente tendo em vista que saber lidar com a abundância de dados de modo a extrair valor faz parte do cotidiano de profissionais de diferentes áreas.
A partir de uma busca sistemática na base de dados da Scopus, identificaram-se 7 artigos que abordaram a data literacy no contexto de administração e negócios. Em tais pesquisas o conceito, competências e efeitos da data literacy já analisados no contexto educacional e de bibliotecas foram adaptados para a realidade das empresas, seus gestores e profissionais. Realizou-se uma síntese dos aspectos gerenciais abordados junto à data literacy, verificando associações com o contexto de big data e a problemática da sobrecarga de dados, governança, curadoria, estratégia e gerenciamento de dados.
Conclui-se que a data literacy ainda é escassamente discutida no campo de estudos de administração e negócios e pouco consolidada teoricamente, no entanto, há significativos indícios provenientes da literatura prática de que trata-se de uma temática relevante e promissora no campo de estudos gerenciais. Sendo assim sugeriu-se a proposição de um conceito teórico de data literacy diretamente relacionado ao contexto de administração e apresentaram-se possíveis direcionamentos para pesquisas futuras.
KOLTAY, T. Data literacy: in search of a name and identity. Journal of Documentation, v. 71, n. 2, 2015. KOLTAY, T. The bright side of information: ways of mitigating information overload. Journal of Documentation, v. 73, n. 4, 2017. LOGAN, V.; DUNCAN, A. Getting Started With Data Literacy and Information as a Second Language: A Gartner Trend Insight Report. Gartner. 26 p. 2018. PANETTA, K. A Data and Analytics Leader’s Guide to Data Literacy. Gartner. 2019. TABESH, P.; MOUSAVIDIN, E.; HASANI, S. Implementing big data strategies: A managerial perspective. Business Horizons, 2019.