Resumo

Título do Artigo

A produção científica da Criação de Valor Compartilhado
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Criação de valor compartilhado
Produção científica
Críticas à Criação de Valor Compartilhado

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Milena Rodrigues Benevides Teixeira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Thomaz Novais Rocha
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
4 - Thiago Alberto Viana de Sousa
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza

Reumo

Em 2011, Michael Porter e Mark Kramer introduziram o conceito de Criação de Valor Compartilhado (CVC), em inglês Creating Shared Value (CSV), como um novo modelo de organizações inseridas em uma nova era capitalista. A origem deste recente modo de pensar está centrada na Responsabilidade Social Corporativa (RSC), em inglês, Corporate Social Responsibility (CSR) que direciona as práticas empresariais às reais necessidades da sociedade, tendo em vista que existe um relacionamento mútuo entre empresas e comunidade (Camilleri, 2012; Pitts, 2014; Porter & Kramer 2011)
Nesse contexto, questiona-se qual a evolução da produção científica em Criação de Valor Compartilhado desde a sua criação no ano de 2011 até o ano de 2018. Como objetivo geral, o trabalho apresenta um estudo bibliométrico da Criação de Valor Compartilhado entre os anos de 2011 e 2018 e como objetivo específico, identificar as críticas e ou sugestões direcionadas à esta nova proposta teórica.
Em 2011, a CSV foi popularizada por Porter & Kramer pela Harvard Business Review, a partir de um artigo intitulado como “The Great Idea”. A criação de valor compartilhado se concentra na identificação e expansão das conexões entre o progresso social e econômico (Porter & Kramer, 2011). A CSV constitui-se em uma resposta conceitual às deficiências na CSR, como enfatizado na literatura científica e pelos profissionais de negócios.
Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva-quantitativa, pois se propõe a realizar um levantamento bibliométrico, aplicando, para este fim, técnicas estatísticas e matemáticas para relatar características da literatura e de outros meios de comunicação, o que caracteriza uma análise quantitativa da informação (Araújo, 2006). Foi realizada uma pesquisa nas principais bases de dados, com apoio dos softwares Excel para a contagem das categorias (ou indicadores bibliométricos), bem como site Wordle.net para a nuvem de palavras e o Ucinet 6, para a elaboração do mapa de rede de autores.
Após realizar o processo de filtragem, eliminando artigos em comum das bases e que não abordavam a Criação de Valor compartilhado de Porter & Kramer (2011), foram detectados 81 artigos que continham os termos de busca no resumo e ou no tema principal das pesquisas. As publicações iniciam-se em 2011, ano em que a CSV foi popularizada pelos criadores Porter e Kramer. Constatou-se a evolução da CSV em contextos nacional e internacional. Houve um destaque ainda para os trabalhos que levantam críticas e ou sugestões à CSV, confirmando que a CSV foi concebida com algumas críticas (Lee, 2019).
A pesquisa atingiu o objetivo de realizar o levantamento bibliométrico internacional da Criação de Valor Compartilhado, bem como citar os principais estudos que levantam críticas e ou sugestões à teoria. Esta pesquisa contou com uma maior abrangência de categorias bibliométricas (por ex.: relação de periódicos e respectivos QUALIS e fator de impacto, produções por estrato, publicações por países etc) colaborando sobretudo na forma em que a CSV tem sido abordada e como se encontra sua evolução até o ano de 2018.
Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão, 12(1), 11-32 Camilleri, M. A. (2012). Creating shared value through strategic CSR in tourism Lee, J. (2019). The limits of consequential reasoning in shared value creation. Competitiveness Review: An International Business Journal, 29(1), 26-38. Pitts, A. (2014, dezembro). Private sector relationships to ODA: measuring shared values. KAPA Winter Conference – National Competitiveness: diagnosis and policy prescriptions, Daegu, Exco, Korea, 01 Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). The big idea: Creating shared