Resumo

Título do Artigo

ESTADO DA ARTE EM ECONOMIA CIRCULAR DE EMBALAGENS: o que diz a literatura internacional?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Economia Circular
Embalagens
Revisão sistemática

Área

Operações

Tema

Gestão de Operações Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Jorge Alfredo Cerqueira Streit
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Asa norte
2 - Patricia Guarnieri
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração - FACE

Reumo

O entusiasmo com o novo termo entre acadêmicos e praticantes da gestão acontece porque a Economia Circular (EC) tem se mostrado uma alternativa para a operacionalização do discutido desenvolvimento sustentável (Kirchherr, Reike & Hekkert, 2017). Devido à Diretiva 94/62 do Conselho e do Parlamento Europeu, a implementação da Economia Circular já está em curso na Europa. Esta diretiva impôs uma meta continental de que até 31 de dezembro de 2030, 75% das embalagens postas no mercado europeu devam ser reutilizadas ou recicladas (Comissão Europeia, 2015).
A presente pesquisa visa responder as seguintes perguntas: O que diz a literatura internacional sobre Economia Circular de embalagens? Quem são os principais autores e instituições que publicam a respeito? Quais métodos mais utilizam para investigar o tema? Diante de tais inquietações, esta pesquisa tem por objetivo compreender o estado da arte em Economia Circular de embalagens através de uma revisão sistemática de literatura.
A revisão realizada por Guisellini, Ulgati & Cialani (2016) analisou 155 artigos sobre EC localizados nas bases Web of Science e Science Direct. Basicamente, EC é um termo genérico de aplicação dos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) no processo produtivo, de circulação e consumo de produtos (Guisellini, Ulgati & Cialani, 2016).Apesar de recente, outra referência teórica muito citada em estudos sobre economia circular é a obra de Korhonen, Honkasalo & Seppala (2018). Os autores alertam que o termo não é fundamentalmente novo, tendo em vista que surgiu de outros já consagrados.
Diante dos objetivos propostos pela presente pesquisa, optou-se por seguir o protocolo descrito por Cronin, Ryan & Coughlan (2008). A princípio, 87 artigos da base Web of Science possuíam os termos pesquisados no título ou no resumo ou nas palavras chave, em maio de 2019. Critérios de exclusão foram aplicados (descritos na seção de métodos) e por fim, foi realizado o fichamento e tabulação de dados de cada um dos 41 artigos restantes. Assim como em Homrich, Galvão, Abadia & Carvalho (2018), realizou-se uma análise bibliométrica, de rede entre autores e de conteúdo.
Doze foram os aspectos analisados nos 41 artigos levantados, foram eles: a)ano de publicação; b)quantidade de autores; c)nome dos autores; d)instituição que o autor está credenciado; e)país; f)periódico em que foi publicado; g)principais conceitos abordados (palavras-chave); f)objetivo da pesquisa; g)abordagem Metodológica (Qualitativa x Quantitativa); h)abordagem Metodológica (Teórico x Empírico); i)técnicas de coleta de dados utilizada; j)tipo de Embalagem; k)principais resultados/achados e l)principais limitações e sugestões de estudos futuros.
A presente Revisão Sistemática de Literatura buscou analisar o relacionamento entre os termos “Economia Circular” e “Embalagem” para evidenciar o estado da arte sobre o assunto. A ideia central é colaborar para que se elimine o conceito de lixo e que aos poucos, a sociedade possa enxergar o valor de cada material dentro de um fluxo que pode ser cíclico. A presente pesquisa criou uma lista com as treze principais lacunas de pesquisa identificadas na literatura internacional. Sendo assim, forma-se uma agenda com perguntas emergentes, compondo uma agenda para estudos ulteriores (Tabela 3).
Cronin, P.; Ryan, F. & Coughlan, M. (2008)Undertaking literature review: a step-by-step approach. British Journal of Nursing. v. 17, n. 1, p.38-43; EMF, Ellen MacArthur Foundation (2014). Towards the Circular Economy: Accelerating the scale-up across global supply chains. p. 1-64; Ghisellini P.; Cialani C. & Ulgiati S. (2015) A review on circular economy: The expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems, Journal of Cleaner Production; Entre outros.