Resumo

Título do Artigo

HOSPITALIDADE E MOBILIDADE CORPORATIVA: UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE HOSPITALIDADE, EXPERIÊNCIA, SATISFAÇÃO E LEALDADE DOS PROFISSIONAIS DURANTE O PROCESSO DE MUDANÇA.
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Palavras Chave

hospitalidade
mobilidade corporativa
satisfação

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Anna Beatriz Cautela Tvrzska de Gouvea
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
3 - Antonio Benedito de Oliveira Junior
Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo

Reumo

O mundo globalizado tornou-se uma grande oportunidade de empregos para os profissionais, que cada vez mais se expatriam ou são expatriados para aproveitar as lucrativas oportunidades de trabalho criadas pela escassez de profissionais tanto em economias desenvolvidas quanto em desenvolvimento (Tharenou & Caulfield, 2010). Expatriar alguns profissionais, passou a ser uma necessidade das grandes corporações. Com isso as empresas precisam integrar suas atividades de forma global, sendo necessário a mobilidade corporativa expandida (Welch & Worn, 2006).
O objetivo principal deste trabalho é avaliar a percepção dos profissionais brasileiros que tiveram a experiência de se mudarem em função de oportunidade profissional, bem como de seus familiares, em relação à hospitalidade da empresa no processo de mudança. Os objetivos específicos são traçar o perfil dos profissionais e comparar com pesquisas relacionadas a expatriação, analisar a relação entre o perfil de profissional com a percepção de hospitalidade. .
A hospitalidade é o ato de um anfitrião acolher o hóspede e prestar serviços a alguém (Lashley & Morrison, 2004). Uma troca humana contemporânea, assumida voluntariamente é concebida para aumentar o bem-estar mútuo das partes envolvidas mediante oferta de acomodação e/ou alimento e /ou bebida (Brotherton & Wood, 2004, p.202). O acolhimento e contato social com nativos da região, dentro ou fora do local de trabalho, pode ter muitos benefícios: os expatriados podem aprender sobre a nova cultura por meio do contato com os locais - através de observação ou discussão (Ward et al., 2001)
No presente artigo analisou-se a influência da hospitalidade e experiência durante o processo de mudança em função de oportunidade profissional, além da satisfação do funcionário e familiares e a respectiva lealdade profissional em relação à empresa. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, com amostra não probabilística e por acessibilidade, com análise de dados utilizando a modelagem de equações estruturais por meio do software SmartPLS 3 (Ringle, Wende, & Becker, 2015).
Os resultados do modelo estrutural indicam que a hipótese H1 foi suportada já que o beta dos coeficientes de hospitalidade (b= 0,335, p<0,001) foi positivo e significante; A H2 foi suportada, pois o beta dos coeficientes de experiência (b= 0,609, p<0,001) foi positivo e significativo; Os resultados do beta do coeficiente da hospitalidade (b=0,878, p<0,001) é positivo e significativo, suportando a H3 e H4 H4 foi suportada, pois o beta do coeficiente da satisfação (b=0,761, p<0,001) foi positivo e significativo, indicando que a satisfação impacta na lealdade do professional expatriado.
Os resultados indicam que todas as hipóteses foram suportadas e a variância total explicada pelo modelo para a satisfação foi 84,2%, o que representa um excelente poder explicativo do modelo. Além disso a quando se considera que a lealdade sofre influência da satisfação, o poder explicativo do modelo cai para 58% porém ainda é considerado de alto poder explicativo. Portanto, o modelo é bom e tem um alto poder explicativo. A hospitalidade e a experiência em um processo de expatriação influenciam a satisfação do expatriado e, consequentemente, a lealdade desse profissional expatriado.
Camargo, L. O. de L. (2004). Hospitalidade. São Paulo: Aleph Camargo, L. O. de L. (2015). Os interstícios da hospitalidade. Revista Hospitalidade, XII (Número Especial), 42–69. Ferreira, R. S.; Wada, E. K. Corporate mobility in Latin America. São Paulo: Aleph, 2011. Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2010). Multivariate data analysis. Pearson College Division. Lugosi, P., Lambie-Mumford, H., & Tonner, A. (2014). Food, drink and hospitality: Space, materiality, practice. Hospitality & Society. Ringle, C. M.; Wende, S.; Becker, J.-M. SmartPLS 3. Bonningste