Resumo

Título do Artigo

VIVER DO HUMOR: SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE HUMORISTAS
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Palavras Chave

Socialização Profissional
Humor
Humoristas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Antônio Wagner Chagas Magalhães
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

Na última década, o trabalho de humorista tem sido objeto de estudo considerando a economia criativa e o processo de institucionalização do campo do humor, a identidade cultural, a inovação social, a indústria criativa, o trabalho emocional e precariedade, entre outros. Dubar (2012, p. 351) afirma que as correntes internacionalistas e críticas consideram que todas as atividades de trabalho podem ser consideradas profissões, desde que se resulte de uma socialização que permita “a aquisição de competências e o reconhecimento de todos os que exercem e compartilham de uma mesma atividade".
Como ocorre o processo de socialização profissional de humoristas? Para responder o problema de pesquisa estabeleceu-se como objetivo geral para este estudo analisar a socialização profissional dos humoristas por meio do modelo proposto por Hughes (1958) e adaptado por Dubar (2005).
A socialização profissional envolve a aprendizagem formal, bem como a informal, acarretando novas formas de pensar e falar, de auto-apresentação e aparência, de integrar vidas pessoais e profissionais, fazendo com que o indivíduo aprenda novos caminhos para gerenciar ou expressar emoções, e sobretudo, novas relações com os outros, incluindo outros trabalhadores e aqueles que se beneficiam dos serviços profissionais (KIEPEK; BEAGAN, 2018).
Em termos metodológicos optou-se, para a concretização dos objetivos, pela realização de um estudo exploratório-descritivo, de natureza qualitativa, realizado em duas etapas: (i) levantamento documental, compilação e discussão do referencial teórico em torno da ótica da socialização profissional; (ii) incursão exploratória no campo empírico, visando traçar a inserção dos indivíduos na atividade humorística, identificando o processo de socialização profissional por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada e os resultados devidamente tratados por intermédio da Análise de Conteúdo.
Os resultados evidenciam que o teatro foi a principal motivação e meio para a inserção profissional no campo do humor. As impressões dos humoristas sobre a dualidade entre a cultura leiga e a cultura profissional são evidenciadas quando os entrevistados consideram a fama, o dinheiro e o bom humor fora dos palcos como principais mitos da profissão, na realidade eles consideram a profissão árdua e difícil, principalmente pela falta de espaços para trabalhar, pela dificuldade financeira e por ter que fazer shows quando estão tristes.
A convivência com outros profissionais e com a diversidade do público, faz com que os humoristas assumam uma linguagem diferente para cada tipo de plateia. Espera-se, ao final deste trabalho, que a pesquisa seja utilizada como instrumento para políticas públicas e para levantamento de informações sobre o processo de socialização profissional no campo do humor.
DUBAR, C. A Socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005. DUBAR, C. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 351-367, 2012. HUGHES, E. Men and their work. New York: Free Press of Glencoe, 1958. KIEPEK, N.; BEAGAN, B. Substance use and professional identity. Contemporary Drug Problems, v. 45, n. 1, p. 47-66, 2018.