Resumo

Título do Artigo

Proposição teórica de um modelo de análise da capacidade institucional dos municípios brasileiros
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidade Institucional
Autonomia Municipal
Governos Subnacionais

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Danielly Estevam silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS
2 - Daniela Rosim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE
3 - Vicente da Rocha Soares Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de administração, ciências contábeis e ciências econômicas

Reumo

No Brasil, com a promulgação da Constituição de 1988, o município brasileiro adquiriu autonomia administrativa, financeira, normativa e política, autonomia esta que impulsiona o processo de criação e desenvolvimento da capacidade institucional municipal. Apesar da importância do tema, capacidade institucional vem sendo um grande desafio na academia devido à escassez de pesquisa sobre o tema e a grande quantidade de pesquisas que focam em avaliar mais os programas de políticas públicas do que condições (estruturas institucionais) para que elas sejam bem implementadas.
O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo para analisar e descrever a capacidade institucional dos municípios brasileiros, a partir da do que existe na literatura nacional e internacional do tema.
Origem e evolução da Capacidade Institucional.
Proposta de um modelo-guia para análise da capacidade institucional nos municípios.
Conclui-se que desenvolver a capacidade institucional em seu conceito mais amplo, principalmente nos níveis subnacionais de governo, como os municípios, é a maneira mais promissora de desenvolver e implementar as políticas públicas necessárias para reduzir os problemas sociais de nosso país. É através dessa capacidade institucional que podemos melhorar os objetivos de boa governança de prestação de contas, responsabilidade, transparência e desempenho de políticas públicas concebidas e implementadas em diferentes níveis de governo no Brasil.
FERNANDES, F. S. Capacidade institucional: uma revisão de conceitos e programas federais de governo para o fortalecimento da administração pública. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, n. 3, p. 695-704, 2016. HUERTA, A. Una ruta metodológica para evaluar la capacidad institucional. Política y Cultura, n. 30, 2008. p. 119-134. HUERTA, R. A.; MONTES, G. V. (2013). La capacidad institucional de gobiernos locales en la atención del cambio climático. Un modelo de análisis. Revista Mexicana de Análisis Político y Administración Pública REMAP, 2(2) p.p. 113-138.