Resumo

Título do Artigo

BOARD INTERLOCKING FINANCEIRO E POLÍTICO NA CRIAÇÃO DE VALOR DE EMPRESAS DO IBRX 100
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Board interlocking financeiro
Board interlocking político
Criação de valor

Área

Finanças

Tema

Governança, Risco e Compliance

Autores

Nome
1 - Josiane de Oliveira Schlotefeldt
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau
2 - Moacir Manoel Rodrigues Junior
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

Maximizar valor para os shareholders tornou-se o paradigma corporativo nos últimos anos. O objetivo é gerir a empresa diretamente para criar valor ao acionista (MELLA, 2011). Dessa forma, torna-se relevante compreender o que cria valor para os acionistas. O conselho de administração, como mecanismo de governança corporativa, é um dos principais fatores do bom funcionamento das empresas e ocupa um lugar vital para o cumprimento dos interesses dos seus diferentes stakeholders (PUCHETA-MARTINEZ, 2015). O board interlocking (BI) pode trazer benefícios que resultem em vantagens competitivas.
Braun, Briones e Islãs (2017) acreditam que empresas ligadas com fornecedores de crédito podem obter um melhor acesso ao financiamento externo. Para Ecco (2010), ao estarem em um conselho que contém conselheiros com experiência política, as empresas podem trocar informações relevantes, reduzir incertezas, criar ambientes favoráveis e obter vantagens competitivas, para atingir um melhor desempenho no mercado. Assim, a questão que norteia a presente pesquisa é: Qual a influência do board interlocking político e financeiro na criação de valor de empresas de capital aberto brasileiras?
A gestão baseada em valor é uma abordagem onde o intuito da empresa está alinhado a fim de alcançar o objetivo do acionista, ou seja, maximizar a riqueza (ELGHARBAWY; ABDEL-KADER, 2013). É a gestão da empresa quem deve tomar decisões que conduzam a essa criação de valor (ELGHARBAWY; ABDEL-KADER, 2013). O BI financeiro e político pode fornecer acesso a financiamento externo, bem como a facilidades que sem as ligações com outras empresas, não seria possível (BRAUN,BRIONES; ISLÃS, 2017; DEL MAGRO; KLANN, 2019). Para Cashman, Gillan e Jun (2012), o mercado percebe o BI como criação de valor.
A pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental e quantitativa. A amostra compreende as empresas listadas no índice IBrX100, nos períodos de 2013 a 2017. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas, tais como estatística descritiva, e regressão por erros padrões robustos com controle de efeito fixo de setor e ano com o auxílio do software STATA®.
O board interlocking financeiro foi positivo em relação ao EVA, sugerindo que influencia positivamente na criação de valor de empresas financeiras e não financeiras. Apenas para empresas financeiras, o board interlocking político foi negativo em relação ao EVA, indicando que influencia negativamente na criação de valor dessas empresas, destruindo valor. O BI financeiro cria valor pelo acesso a informações e consultas financeiras. O BI político destrói valor pois empresas públicas demandam atenção e são complexas, desviando a atenção do conselheiro.
O BI financeiro para empresas financeiras e não financeiras influencia positivamente na criação de valor. Isso se dá, pois é relevante ter conselheiros atuando em financeiras, pois há captação de recursos financeiros, e obtém-se consultas financeiras, gera acesso ao aumento de capital e aumenta a lucratividade. Quanto ao BI político, pode destruir valor, sendo motivado no sentido de que as empresas públicas são complexas e exigem esforço e atenção dos conselheiros, fazendo com que desviem o foco e estejam muito ocupados com esses setores.
RAPP, Marc Steffen et al. Considering the shareholder perspective: value-based management systems and stock market performance. Review of Managerial Science, v. 5, n. 2-3, p. 171-194, 2011. SANTOS, Rafael; DA SILVEIRA, Alexandre di Miceli; BARROS, Lucas. Board interlocking in Brazil: directors' participation in multiple companies and its effect on firm value and profitability. Latin American Business Review, v. 13, n. 1, p. 1-28, 2012. PUCHETA-MARTÍNEZ, María. El papel del Consejo de Administración en la creación de valor en la empresa. Revista de Contabilidad, v. 18, n. 2,p. 148-16 1, 2015.