Resumo

Título do Artigo

Quais Competências Estão Associadas à Figura do “Bom Professor” na Perspectiva dos Estudantes de Graduação em Administração?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Bom professor
Formação docente
Ensino Superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - RICARDO BATISTA CÂNDIDO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Paulo
2 - Roberto Sanches Padula
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
3 - Paulo Roberto de Oliveira
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais.
4 - Luiz Roberto Alves
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP) - PPGA
5 - Pedro Javier Aguerre Hughes
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - monte alegre

Reumo

As inúmeras transformações de ordem econômica, social e tecnológica que vêm afetando o mundo nos últimos 50 anos contribuíram para o desenvolvimento de novas demandas educacionais que, por sua vez, exigem o repensar da prática docente nas universidades. No que refere à atuação docente, atualmente, já se reconhece que o domínio da matéria a ser trabalhada ou a experiência profissional não são mais os únicos atributos necessários ao adequado exercício da profissão (MASETTO, 2003; PIMENTA; ANASTASIOU, 2014; TARDIF, 2002; ZABALZA, 2004) o que tem incentivado pesquisas sobre um novo repertório de c
Nesses termos, a presente pesquisa objetiva, ao final, apresentar um quadro consolidado das competências associadas ao perfil do “Bom professor” na concepção dos estudantes do bacharelado em administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e, para tanto, a questão de pesquisa ficou assim definida: Quais competências estão associadas à figura do “Bom Professor” sob a perspectiva dos estudantes do bacharelado em administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo?
Referindo-se à importância da coletivização de experiências entre os professores Nóvoa (in Foresti; Toralles Pereira, 2000) propõe a instalação de grupos de reflexão pedagógica, no interior das universidades, que permitam institucionalizar rotinas de debate, de supervisão e de formação inter pares, “integrando na identidade do professor universitário uma preocupação não só com os saberes, mas também com os alunos e com a maneira de trabalhar esses saberes” (NÓVOA in FORESTI; TORALLES PEREIRA, 2000), postura também enfatizada por Perrenoud e por Thurler (PERRENOUD, 2000; THURLER, 2002).
A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, na qual o objetivo é o entender a natureza de um fenômeno social (RICHARDSON, 2015), voltando-se para a subjetividade do sujeito estudado e operacionalizado de forma predominantemente indutiva (BANSAL; CORLEY, 2012) utilizando, como estratégia de exploração de dados, uma seção de grupo de foco (focus group). A escolha pelo uso de grupo de foco ocorre por ser considerada apropriada às pesquisas que têm como objetivo explicar como as pessoas consideram uma experiência, ideia ou evento, em que o foco ou objeto de análise é a interação dentro do grupo
As impressões obtidas até aqui, que não podem ser generalizadas em função das reconhecidas limitações do delineamento, tamanho e composição da amostra, apenas permitem estabelecer associações com a teoria sobre aspectos como a importância dada pelos estudantes ao relacionamento, organização de conteúdo, dinâmica em sala e sistema de avaliação.
Do ponto de vista comportamental, até mesmo por estarem no primeiro ano de graduação, esperam ser recebidos por professores afetuosos, que saibam lidar com a diversidade, respeitando suas individualidades, que sejam atenciosos e que, sobretudo, os ajudem a se sentirem capazes de participar de um projeto de sociedade mais justo e democrático, tendo o espaço da sala de aula e da universidade como um espaço para esse exercício. Do ponto de vista procedimental, esperam que os professores reconheçam essa diversidade humana e as dificuldades dos estudantes, que sejam habilidosos na utilização de múl
BANSAL, Pratima; CORLEY, Kevin. From the Editors Publishing in AMJ—Part 7: What’s different about qualitative research? Academy of Management Journal2, v. 55, n. 3, p. 509–513, 2012. BASTOS, Fabrício César; MONTEIRO JÚNIOR, João Gonçalves. Formação de Administradores: Um Estudo sobre Competências Docentes na Ótica de Alunos e Professores. 2009, Curitiba: ANPAD, 2009. p. 1–16. CUNHA, Maria Isabel Da. O Bom Professor e sua Prática. Campinas: Papirus, 1992. CUNHA, Maria Isabel Da; PINTO, Marialva Moog. Qualidade e educação superior no Brasil e o desafio da inclusão social na perspectiva epistem