Resumo

Título do Artigo

A UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA E LÓGICAS INSTITUCIONAIS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA UMA AGENDA DE PESQUISA
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Palavras Chave

Universidade Empreendedora
Lógicas Institucionais
Educação Superior

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - Carolina Casella Galli
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
2 - Paulo Otávio Mussi Augusto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Escola de Negócios

Reumo

A importância de contextualizar socialmente a atividade empreendedora faz pensar na necessidade de melhor compreender o surgimento da universidade empreendedora, ao olhar para as universidades como essenciais para a sustentação e desenvolvimento da vida contemporânea, e para a multiplicidade de lógicas institucionais que caracteriza a complexidade institucional do contexto de transformações que a educação superior vem enfrentando desde os anos 50 em nível mundial e que vem impelindo a universidade em assumir novos papéis (SCHOFER; MEYER, 2005; GUMPORT; SNYDMAN, 2006; MEYER; BROMLEY, 2013).
Propõe-se como problema de pesquisa a reflexão sobre como o surgimento da universidade empreendedora pode ser compreendido por meio das lógicas institucionais, isso porque o contexto da educação superior, considerando-se a complexidade institucional, é constituído por múltiplas lógicas (FRIEDLAND; ALFORD, 1991; LOUNSBURY, 2008) em que se faz necessário refletir sobre como essas lógicas podem melhorar a compreensão da universidade empreendedora, do seu surgimento, bem como de todas implicações que podem emergir de estudos que articulem ambos assuntos, a universidade empreendedora e as lógicas.
A concepção sociológica do empreendedorismo não ganhou força como outras, a sociologia econômica, por exemplo, um dos motivos que se faz pensar em explorar o processo empreendedor em diferentes contextos socioculturais, sendo o empreendedorismo acadêmico um forte meio para desenvolver esta abordagem(RUEF E LOUNSBURY,2007).No que diz respeito às redes interinstitucionais,de acordo com Abreu etal.(2016),estudos sobre empreendedorismo ainda precisam avançar no que tange o conhecimento dos ambientes institucionais e seus arranjos,nas pesquisas sobre universidades e suas atividades empreendedoras.
A relação entre universidades empreendedoras e ambientes institucionais guarda o entendimento de que o campo da educação superior caracteriza-se por agrupar múltiplas lógicas,ao se considerar os múltiplos interesses dos atores como o governo, as profissões, o setor econômico, demais grupos socialmente organizados, ora respondendo ao ambiente, ora atuando sobre ele. Dessa forma, faz-se relevante entender, a partir das lógicas institucionais, como é possível utilizá-las enquanto perspectiva teórica para melhor compreender o surgimento e desenvolvimento da universidade empreendedora.
O surgimento da universidade empreendedora pode ser entendido como uma reconfiguração da universidade para além do lócus de ensino e pesquisa. Utilizar a perspectiva de lógicas institucionais é uma oportunidade de situar, contextualizar e compreender o surgimento, o conceito e as atividades da universidade empreendedora, considerando-a como ator coletivo de transformação social, dado o contexto de mudanças e aumento da complexidade no ambiente institucional da educação superior que vem impelindo a universidade em assumir novos papéis.
ALTBACH, P. G.; REISBERG, L.; RUMBLEY, L. E.Trends in Global Higher Education:Tracking an Academic Revolution Trends in Global Higher Education.Higher Education,2009.THORNTON, P; Ocasio, W. Institutional Logics.In:The Sage Handbook of Organizational Institutionalism.Ed. R.Greenwood, C. Oliver, R. Suddaby, K. Sahlin. Los Angeles: Sage Publications, 2008.GREENWOOD, R. et al.Institutional Complexity and Organizational Responses.The Academy of Management Annals, v.5,n.1,2011, p.317–371.ETZKOWITZ,Henry.Entrepreneurial Scientists and Entrepreneurial Universities in American Academic Science, 1983.