Resumo

Título do Artigo

O Desempenho dos Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará à Luz da Efetividade de Seus Processos de Transferência de Tecnologia
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Palavras Chave

Performance
Núcleos de inovação tecnológica
Transferência de tecnologia

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - ROBERTA DUTRA DE ANDRADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - CAMPUS DE QUIXADÁ
2 - ELDA FONTINELE TAHIM
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Administração
3 - Emiliano Sousa Pontes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
4 - GISELE APARECIDA CHAVES ANTENOR
UECE - Universidade Estadual do Ceará - PPGA
5 - Fabiola Gomes Farias
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA

Reumo

Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) têm um papel fundamental no fomento à inovação e no processo de transferência de tecnologia (TT), uma vez que são responsáveis pelos estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva e sua respectiva proteção no campo da propriedade intelectual (PI). Assim, a TT torna-se importante ao promover avanços nos processos de industrialização e de competitividade acirrada, fazendo com que as empresas busquem parcerias de cooperação com ICTs.
Questiona-se: qual a efetividade dos mecanismos de transferência de tecnologia para a promoção da inovação, proteção à propriedade intelectual e incremento de contratos de tecnologia das ICTs cearenses geridas por seus NITs? E, qual o desempenho dos NITs cearense nesse processo de transferência de tecnologia? A partir desse questionamento, o presente estudo tem por objetivo principal identificar a efetividade dos processos de transferência de tecnologias como medida para o desempenho dos NITs das ICTs cearenses à luz da análise de seus contratos de tecnologia e políticas de promoção à PI.
Vasconcelos (2002) apontava a importância da aquisição de tecnologia a partir de contratos entre setor produtivo e universidades, evidenciando o papel fundamental dos institutos de pesquisa para ajudar as empresas a detectar, selecionar, negociar e implementar as oportunidades tecnológicas. Nesse sentido, o papel dos NITs no processo de TT é discutido a luz de seus instrumentos de colaboração para o estreitamento das relações entre universidades e empresas (SANTOS, 2008).
Este estudo classifica-se como uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa e foi realizado um estudo de casos múltiplos. Foram estudados 10 NITs constituídos em ICTs do estado do Ceará que já tinham realizado algum esforço de transferência de tecnologia, além das empresas que haviam participado do processo de transferência e dos pesquisadores-inventores de tecnologias. A coleta de dados foi feita por meio da pesquisa documental e entrevistas com os grupos de atores que já participaram de processos de TT. A análise foi feita por meio da análise de conteúdo.
Constatou-se que, em linhas gerais, essas instituições ainda não possuem aderência adequada aos modelos de gestão de inovação empresarial utilizados pelo setor produtivo local, sugerindo o detalhamento e adequação das partes interessadas, gerenciamento de pontos de conflitos e ampliação dos canais de comunicação não contempladas nas práticas atuais. Existem visões distintas entre os atores que participam e influenciam as relações entre ICTs e empresas e que conflitam até mesmo entre pesquisadores e gestores de uma mesma instituição.
Faz-se necessário que os atores envolvidos nas variadas formas e processos de TT sejam considerados como instrumentos para geração de valor, onde os benefícios oferecidos por cada parte sejam levados em conta nos processos de negociação com vistas à colaboração e troca de resultados. Acredita que a visão de negócio compartilhada entre ICTs e empresas pode promover avanço das relações comerciais e formação de alianças estratégicas como consequência da experiência compartilhada e confiança recíproca entre as partes.
ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university–industry–government relations. Research Policy, v. 29, n. 2, 2000, p. 109-123. PHILBIN, S. Process model for university - industry research collaboration. European Journal of Innovation Mangement, v. 11, n. 4, p. 488-521, 2008. SANTOS, Mário. A Entrevista em Investigação Qualitativa. Webfolio de Investigação Educacional. Portugal: Tomar, 2008. VASCONCELOS, E. M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis: Vozes, 2002.