Resumo

Título do Artigo

Análise dos Processos de Gerenciamento Estratégico em uma Empresa de Telefonia de Belo Horizonte
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Palavras Chave

Processo Estratégico
Formação Estratégica
Implementação Estratégica

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Barbara Gabrielle Silva
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II
2 - Daniel Paulino Teixeira Lopes
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II
3 - Rui Fernando Correia Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD

Reumo

A competição pelo futuro pode ser vista como uma busca pela criação e domínio das oportunidades emergentes no mercado e conquista deste novo espaço e, para sobreviver, é preciso desenvolver uma estratégia empresarial competitiva, seja ela explícita ou implícita. O processo da gestão estratégica pode ser compreendido em três macroetapas. Inicia com a (i) formulação de um plano, passa pela (ii) implementação das iniciativas e pelo (iii) controle, de modo a possibilitar a verificação do alcance das metas em relação ao que foi planejado, possibilitando o feedback dos resultados aos stakeholders.
Nessa perspectiva, apresenta-se a seguinte questão que orienta este estudo: como o presidente, diretores e funcionários da Conceito Telecom percebem os processos de formulação, implementação e controle estratégico na organização? Em busca de responder à questão de pesquisa, este estudo tem como objetivo analisar os processos de formulação, implementação e controle da estratégia da Conceito Telecom por meio da percepção do presidente, diretores e funcionários.
A discussão teórica abrangeu os variados processos de formação da estratégia e as conceituações sobre formulação, implementação e controle que permitiram definir as unidades temáticas utilizadas na pesquisa de campo.
A abordagem metodológica escolhida foi qualitativa, por meio de estudo de caso e os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas.
Os resultados mostraram percepções de pessoas de diversas áreas da empresa sobre o processo de gerenciamento estratégico, identificando alinhamentos e desalinhamentos. A pesquisa diagnosticou predominância na adoção da estratégia de diferenciação e constatou que o processo estratégico da empresa se relaciona com as escolas design e empreendedora, em que o dono do negócio exerce papel central na definição estratégica.
O processo estratégico tem a capacidade de proporcionar diversas mudanças organizacionais. No entanto, para que as mudanças contribuam ao o alcance de resultados, é fundamental que haja comunicação interna eficiente e que a gestão estratégica ocorra de forma participativa na empresa, para que todos os níveis hierárquicos estejam alinhados. Ainda que tenham sido identificadas falhas no processo estratégico da Conceito Telecom, foi possível observar que seus funcionários são capazes de perceber diversas vantagens competitivas geradas a partir do processo estratégico.
* DE MELO HEINZEN, D.A.; MARINHO, S.V. A Construção de Cenários para o Alinhamento entre Formulação e Implementação da Estratégia. Revista de Ciências da Administração, v. 20, n. 50, p. 24, 2018. *HOSKISSON, Robert. et al. Estratégia Competitiva. 2ed. São Paulo:Cengage Learning, 2009. *KICH, J; PEREIRA, M. Planejamento Estratégico: os pressupostos básicos para uma implementação eficaz. Vol. 2. São Paulo: Atlas, 2011. 288 p. *MINTZBERG, Henry et al. O processo da estratégia: Conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 496 p.