Resumo

Título do Artigo

A CONFORMIDADE DE REGISTRO DE GESTÃO COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE PREVENTIVO DE ERROS E FRAUDES: Proposição de um Processo Gerencial no âmbito de uma Instituição Federal de Ensino
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Conformidade de Registro de Gestão
Conformidade Contábil
Administração Pública

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Josiane Damaso
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Volta Redonda
2 - Marco Antonio Conejero
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - VAD-ICHS
3 - Aldara da Silva César
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Volta Redonda - EEIMVR/VEA

Reumo

A administração pública brasileira possui diversos procedimentos estabelecidos por lei, que necessitam ser executados por seus servidores de forma satisfatória e tempestivamente. No entanto, a Conformidade de Registro de Gestão (CRG) consiste em um procedimento administrativo que não vem sendo efetuado com o rigor necessário, existindo um desalinhamento entre o que é de fato realizado e o que determina a legislação. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é propor um processo gerencial para a correta execução da CRG.
Este estudo será realizado em instituição de ensino federal, autarquia que tem como foco promover, de forma gratuita, a educação básica, profissional e superior, de caráter científico, técnico e tecnológico, por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. A entidade apresenta uma estrutura organizacional multicampi, possuindo atualmente dez unidades acadêmicas, sendo sete campi administrativamente independentes e três campi avançados, além de uma reitoria, localizados em municípios pertencentes ao estado de Minas Gerais.
A CRG é um procedimento que visa certificar se todos os lançamentos realizados no Sistema de Administração do Governo Federal (SIAFI) estão respaldados em documentos que asseguram esses registros. Os resultados evidenciaram que o procedimento de CRG não é realizado de forma correta, sendo as principais razões deste problema o acúmulo de funções, a ausência de capacitações e a falta de conhecimento técnico da maioria dos conformistas sobre os assuntos que envolvem a CRG.
A pesquisa bibliográfica e o estudo de caso com um órgão de referência no processo de CRG contribuíram para a elaboração do artefato. O artefato corresponde a um processo gerencial para análise e execução da CRG, desenvolvido em prol da instituição pesquisada, para contribuir com as atividades dos servidores envolvidos no processo de conformidade de gestão. Estima-se que ao adotar as soluções propostas neste estudo, a instituição estará atendendo à determinação legal, reduzindo os pontos fracos existentes no ambiente organizacional e evitando futuras penalidades pelos órgãos de controle.
Adotou-se ainda neste estudo a abordagem design science, cuja essência está na construção e aplicação de artefatos, que devem passar pela etapa de validação. O artefato foi validado e aprovado pelo gestor de contabilidade. Para solução do problema organizacional, além do artefato proposto, torna-se necessário cumprir algumas etapas: conscientizar os gestores; criar um setor específico de CRG; designar um servidor para atuar como conformista; conscientizar e capacitar o servidor; adotar o sistema de arquivamento digital; e orientar conformista designado a utilizar o artefato desenvolvido.
O processo gerencial, produto técnico/tecnológico, tende a contribuir para melhoria dos problemas diagnosticados no processo de CRG, tendo em vista que o artefato foi estruturado de forma a ser um modelo prático e funcional, que utiliza de conceitos e boas práticas legais. A ausência de conformidades na execução dos controles internos, que nesta pesquisa se mostraram ineficazes, colocam em risco a qualidade e a fidedignidade da informação contábil. Logo, é fundamental que a entidade estabeleça um ambiente de controle eficiente, principalmente em relação à orientação de seus conformistas.