Resumo

Título do Artigo

ENOTURISMO E ACOLHIMENTO: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE VISITAÇÃO DA VINÍCOLA CASA GERALDO (MG)
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Palavras Chave

enoturismo
experiência de visitação
acolhimento

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes Minasse
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade
2 - Michele Cristina da Costa Silva
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia

Reumo

Este artigo analisa a experiência de visitação da Vinícola Casa Geraldo (Andradas, MG) considerando os atributos mencionados por frequentadores no website TripAdvisor e suas respectivas avaliações. A Casa Geraldo é a principal expoente do enoturismo no sul de Minas Gerais e verifica-se na literatura brasileira uma carência de estudos que enfoquem iniciativas enoturísticas regionais, tendo em vista que a maioria das pesquisas tende a se concentrar em iniciativas do Rio Grande do Sul.
Os problemas de pesquisa são: como é avaliada, pelos próprios visitantes, a experiência de visitação oferecida pela Casa Geraldo? Quais são os atributos mais mencionados e como estes são avaliados? O objetivo geral é: analisar a experiência de visitação da Vinícola Casa Geraldo a partir dos comentários publicados pelos frequentadores no website TripAdvisor.
Este artigo discute o conceito de enoturismo e as características desta atividade;caracteriza reputação online e discute os conceitos de hospitalidade e acolhimento. Entende-se o enoturismo como uma atividade complexa, que pode gerar benefícios para os empreendedores e para o destino, dinamizando as cadeias produtivas do vinho e do turismo. Considera-se que a reputação online é uma abordagem que permite analisar a opinião de frequentadores de empreendimentos e atrativos turísticos e que os princípios da hospitalidade e do acolhimento, quando colocados em prática, podem se tornar diferenciais.
Este artigo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica e da análise, por meio de análise de conteúdo, de 308 comentários registrados no website TripAdvisor. A partir da conceituação de Valduga (2007) foram definidas 5 categorias analíticas a priori (práticas de degustação e qualidade do vinho; aprendizagem – processo de elaboração de vinhos; aprendizagem – tradições e cultura local; qualidade da gastronomia oferecida; paisagem e lugar) e duas categorias analíticas à posteriori: hospitalidade e acolhimento e experiência de visitação.
Os resultados indicam que a qualidade dos vinhos, a paisagem e a boa estrutura encontrada, a possibilidade de aprender sobre a fabricação da bebida, o bom atendimento e a realização de uma boa refeição no local são considerados os pontos altos da experiência. E, dentre todos estes elementos, destacam-se as avaliações positivas destinadas à paisagem e ao lugar, que também é percebida como acolhedora. A categoria aprendizagem – tradições e cultura local não foi representativa.
O enoturismo não se baseia unicamente em degustações e seu desenvolvimento depende de um conjunto de aspectos que devem ser proporcionados pelas vinícolas, de caráter geográfico (a paisagem), social (o acolhimento e o contato com o produtor), cultural (contato com as tradições do destino), cognitivo (a possibilidade de aprender sobre o universo do vinho) e gastronômico (para além das degustações, a possibilidade de provar uma comida de qualidade). Verifica-se, a partir desta análise empírica, que muitos destes elementos desempenham um papel fundamental na avaliação da experiência de visitação.
Avena, B. (2006). Turismo, educação e acolhimento: um novo olhar. São Paulo: Roca. Castro, V., Santos, G., Gimenes-Minasse, M. & Giraldi, J. (2017). Práticas de visitação nas vinícolas da Serra Gaúcha. Revista Turismo em Análise, 28 (3), 380-402. Charters, S. & Ali-Knight, J. (2002). Who is the wine tourist? Tourism Management, 23(3), 311–319. Dallanhol, E. & Tonini, H. (2012). Enoturismo. São Paulo: Aleph. Hall, C.; Sharples, L.; Cambourne, B.; Macionis, B. (2004). Wine Tourism around the world. Oxford: Elsevier. Valduga, V. (2007) O processo de desenvolvimento do enoturismo no Vale dos Vinh