Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO SOBRE OS EFEITOS DA CULTURA REGIONAL NAS PRÁTICAS DE CONTABILIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Dimensões Culturais
Práticas Contábeis
Efeito do Regionalismo

Área

Finanças

Tema

Contabilidade e Sociedade

Autores

Nome
1 - Bruna Socreppa
FUCAPE Business School - vitoria

Reumo

O Brasil apresenta um cenário de fixação das normativas e variação cultural permitindo investigar possíveis variações nas práticas de contabilidade. Assim, em busca de investigar as dimensões culturais regionais, adotou-se o questionário de Hosftede (2008) e para identificar as práticas contábeis recorreu-se ao questionário de Lima (2016) adaptado de Chanchani e Willett (2004).
O objetivo desta pesquisa era de identificar os efeitos das dimensões culturais regionais nas práticas contábeis.
O estudo fundamenta-se nas afirmações de que, quanto mais alto a pontuação de uma sociedade aversa ao risco, maior a probabilidade destes serem conservadores, quanto menor a classificação em termos de individualismo maior será a possibilidade de ser classificado com práticas contábeis de secretismo. E as relações inversas: quanto maior a pontuação da região em termos de aversão ao risco maior à probabilidade deste ser considerado com práticas de controle estatutário, ou seja, indivíduos preocupados em seguir a normatização (DA MOTA CARVALHO et al., 2015; LIMA, 2016).
Foi utilizada uma aplicação do questionário de Lima (2016) adaptado de Chanchani e Willett (2004) para identificar as práticas de contabilidade. Para identificar as dimensões culturais utilizou-se do questionário adaptado de Hofstede (2008), Valued Survery Model 08 (VSM 08). O público alvo desta pesquisa foram os contadores do Brasil. A amostra inicial consta com um total de 757 respostas coletadas. Para que fosse possível verificar se a cultura influencia nas práticas de contabilidade a técnica utilizada correspondeu uma regressão múltipla por região estuda
Os resultados apontaram que as regiões estudadas apresentam similaridades, como por exemplo, a dimensão de cultura Aversão ao Risco apenas não é evidenciada na região Sul, outra semelhança é com relação às práticas de contabilidade identificadas em cada uma das regiões, verifica-se que a maioria tende a ter práticas de Secretismo, Uniformidade e Profissionalismo. Esses dados sinalizam proximidades com o recorte literário, evidenciando uma coerência com as normas internacionais, que buscam, por exemplo, o registo da essência sobre a forma e não de acordo com os aspectos formais.
Quatro regiões estudadas possuem características de Aversão ao Risco (Norte, Sudeste e Centro Oeste). Masculinidade e Individualismo foram identificados apenas na região Sul e a região Nordeste além de possuir profissionais com características de Aversão ao Risco também possuem traços de Distância ao Poder. Essas características culturais influenciaram as práticas contábeis regionais e evidenciaram diferentes posturas profissionais entre os entrevistados, dentre elas: Secretismo, a Uniformidade, Conservadorismo e Profissionalismo.
LIMA, Bruno Jesus. O impacto das dimensões culturais sobre a prática contábil no brasil: um olhar a partir da percepção dos operadores da contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 10, n. 4, 2016. HOFSTEDE, Geert et al. Comparing regional cultures within a country: Lessons from Brazil. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 41, n. 3, p. 336-352, 2010.