Resumo

Título do Artigo

AS FASES DO PROCESSO DE COMPRA: UMA ANÁLISE DAS FASES DE BUSCA DE INFORMAÇÕES E AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVA NA ESCOLHA DE RESTAURANTES
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Palavras Chave

Gestão em Alimentos e Bebidas
Comportamento do Consumidor
Decisão de Compra

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Nathália de Souza dos Santos
-
2 - Sérgio Luís Ignácio de Oliveira
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olimpia
3 - Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia

Reumo

O entendimento do comportamento do consumidor em seus processos de decisão de compra são fatores importantes para o gerenciamento de empresas dentro do setor de A&B. Para esta análise tem-se na literatura mercadológica o modelo EBK composto das principais fases do processo de decisão de compra. Com o advento de novos comportamentos, principalmente as ferramentas digitais, faz necessário investigar possíveis modificações no processo para garantir uma maior competitividade das empresas do setor, bem como um melhor entendimento do comportamento dos clientes.
O problema de pesquisa que direcionou este estudo, é: como as tecnologias digitais podem influenciar no processo de decisão de compra de consumidores no setor de alimentos e bebidas (A&B), tendo como base o modelo de decisão de compra EKB (Engel-Blackwell-Miniard)? Portanto, o objetivo principal deste estudo é validar uma escala que possa identificar tais mudanças e que possa ser replicada em estudos de comportamento de consumidores neste setor.
A fundamentação teórica se pautou em um referencial teórico construído em torno do comportamento do consumidor, mais precisamente as fases do processo de compra apresentados no modelo EBK (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2006, PANKAJAKSHI; SAVITHA-RANI, 2015). Este modelo apresenta as seguintes fases: Reconhecimento do Problema, Busca de Informações, Avaliação das Alternativas, Decisão de Compra e Comportamento Pós-compra. Foi analisado as fases de Busca de Informações e Avaliação das Alternativas, visto que, em pesquisas preliminares, foram as fases que melhor poderiam se adequar ao problema.
Como procedimentos metodológicos houve a necessidade de um estudo exploratório que resultou na revisão a bibliografia na parte inicial do estudo. Em relação à classificação pode ser classificado como quantitativa. Para verificação dos dados utilizamos a análise fatorial exploratória (AFE) para estudar as múltiplas relações das variáveis e para a construção do modelo final. Com uma amostra de 128 respondentes, foi possível, através dos dados estatísticos, desenvolver uma escala que contemplasse as variáveis do estudo.
A análise fatorial exploratória teve as seguintes fases: cálculo de adequação da amostra (KMO), análise de adequação da amostra (MSA), e análise das comunalidades, todos validados de acordo com os procedimentos metodológicos presentes na literatura. Após ser submetido ao Alpha de Cronbach, chegou-se aos fatores finais: Busca de Informações: Fontes Internas, Busca de Informações: Fontes Públicas, Avaliação das Alternativas: Atributos do Local, Busca de Informações: Fontes Pessoais, Busca de Informações: Fontes Comerciais e Avaliação das Alternativas: Atributos do Local.
Á partir desta investigação pode-se desenvolver uma escala que permite identificar os fatores que influenciam a decisão de compra de consumidores em restaurantes frente as novas tecnologias presentes no setor. Pôde-se identificar os fatores importantes neste processo e ressaltado que, para a amostra, os mais relevantes foram aqueles relacionados a Fontes Internas, Fontes Públicas e Atributos do Local, e não, ao que se acredita inicialmente, a Busca de Informações, o que, com as mídias digitais, aparentemente teriam maior significância ainda mais quando se atenta ao perfil da amostra.
ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. O comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira, 2006. HAIR, J. F.; BABIN, W. C. B. J..; ANDERSON, R. E. Multivariate Data Analysis. Pearson, 2009. PANKAJAKSHI, R., & SAVITHA-RANI, R.. Consumer decision-making process models: A comparative study. International Journal of Management, 2015. SILLANI, S. ; ROSA, F.; VASCIAVEO, M. Cross-Cultural Consumer Behavior: Use of Local Language for Market Communication. Journal of food products marketing, 2017. Entre outros.