Resumo

Título do Artigo

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE ERP EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA E AS PRESSÕES INSTITUCIONAIS: gerenciando a equipe e a estratégia de implementação
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Fatores Críticos de Sucesso
Pressões institucionais
ERP em uma organização pública

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Platini Gomes Fonseca
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Petrolina
2 - Ernani Marques dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A implementação de ERP exige esforço gerencial para não fracassar. Há inúmeros estudos sobre os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) de implementação de ERP em organizações privadas, mas ainda é preciso avançar na pesquisa sobre o setor público. Dentre os FCS listados na literatura, dois aparecem com frequência na literatura: a equipe e a estratégia de implementação. Acrescenta-se o fato de essas implementações receberem influências de pressões do seu campo organizacional (coercitivas, miméticas ou normativas). O caso estudado foi a implementação de um ERP na UNIVASF.
Dessa forma e observando o caso de uma implementação de ERP em uma organização pública, buscou-se responder a seguinte pergunta: de que forma o gerenciamento dos Fatores Críticos de Sucesso “equipe” e “estratégia” influencia a implementação de ERP em uma organização pública, considerando as pressões institucionais?
Os dois principais conceitos que embasaram a análise dos dados do estudo de caso foram: 1 - Pressões Institucionais e sistemas de informações; 2 - Fatores Críticos de Sucesso: Estratégia de Implementação e Equipe de implementação. A partir desses conceitos foi possível construir o modelo de análise com as dimensões e indicadores (elementos) que fizeram parte do roteiro de entrevista semi-estruturado. Destaca-se que esse artigo é produto de uma pesquisa ampliada, que tem o objetivo de compreender o gerenciamento de todos os FCS aplicáveis à Univasf, não apenas a “equipe” e a “estratégia".
Através de um estudo de caso e com natureza qualitativa, a pesquisa tem como objeto de análise o processo de implementação de um ERP na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A pesquisa tem três etapas bem definidas: desenvolvimento do modelo de análise; elaboração do instrumento de coleta e; coleta e análise de dados .
Os resultados estão organizados em quadros resumidos (04 e 05) que contêm informações para cada FCS estudado, pressões institucionais e esforço gerencial, seguido da identificação das pressões sobre o gerenciamento e, por fim, a análise do próprio gerenciamento dos elementos de Fatores Críticos de Sucesso, considerando as pressões.
Os resultados mostram que: a) embora não seja possível uma dosimetria das pressões, elas parecem exigir níveis diferentes de iniciativa gerencial por parte da equipe de implementação; b) foram identificados os três tipos de pressões, com evidências de que atuaram como moderadores importantes do processo, especialmente as pressões coercitivas; c) ausência de pressões institucionais sobre um dos elementos de FCS pode ter motivado a busca de soluções próprias, com razoável assertividade, já que permitiu maior liberdade para atuar e com soluções caseiras.
ALASKARI, O; DHAFR, N; PINEDO-CUENCA, R. Critical Successful Factors (CSFs) for Successful Implementation of Lean Tools and ERP Systems. World Congress on Engineering. Vol III, July 4 - 6, London, U.K, 2012; ALDRICH, H. Organizations and Environments. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1979. ALBUQUERQUE JUNIOR, A. E. Adoção de medidas de segurança da informação: a influência das subunidades na conformidade organizacional. Antônio Eduardo de Albuquerque Junior. Tese – UFBA/NPGA; Salvador – Ba, 2017; ALKALBANI, Ahmed; DENG, Hepu; KAM, Booi. A conceptual framework for Information Security in p