Resumo

Título do Artigo

A Constituição Discursiva do Sujeito Cuidador Presente no “Guia prático do cuidador”
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Envelhecimento
Cuidadores de idosos
Subjetivação

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Marllon Emanoel Souza Medeiros de Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
2 - Meiriele Tavares Araujo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Escola de Enfermagem
3 - Isabela Silva Cancio Velloso Nascimento
-
4 - Alexandre de Pádua Carrieri
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

O aumento exponencial na expectativa de vida de forma mundial tem possibilitado o crescimento de uma parcela cada vez maior da população envelhecida em detrimento aos demais grupos etários populacionais. Esse processo de envelhecimento populacional ocorre paralelamente a reestruturação das famílias e da participação mais ativa das mulheres no mercado de trabalho, que tradicionalmente eram incumbidas dos cuidados com os idosos. Esses deslocamentos têm aumentado a necessidade da cuidadores de idosos, que podem atuar de modo formal, mediante pagamento, ou informal, voluntários sem remuneração.
Nos questionamos como tem sido constituído o sujeito cuidador nos documentos oficiais do Ministério da Saúde brasileiro que tratam de sua qualificação ou formação? Após um período de levantamento, o “Guia Prático do Cuidador” foi o único documento encontrado, embora seu objetivo seja orientar cuidadores de pessoas de todas as idades, acamadas ou com limitação física. Nestes termos, o objetivo desde estudo foi analisar os processos discursivos presentes no “Guia Prático do Cuidador” e sua relação com a constituição do sujeito cuidador.
Este campo problemático traz à tona a questão da produção da subjetividade do cuidador, aqui entendida não com uma natureza humana, mas sim como uma construção histórica e social (GUATTARI; ROLNIK, 2013; FOUCAULT, 2015). Considerando três modalidades de constituição da subjetividade, a saber: as relações de poder, esfera que se refere ao governo das condutas dos indivíduos; os discursos verdadeiros sobre o jeito, que o inserem dentro de um sistema de obrigações; e, por fim, a auto produção do sujeito, por meio das técnicas de si (FOUCAULT, 1983; 2016a).
O estudo trata-se de uma análise de discurso, com base no referencial pós-estruturalista, o qual suscita questionamentos sobre o que é a realidade, quem são os indivíduos nela inseridos e que discursos são estabelecidos em suas práticas cotidianas. Assim, procedeu-se à análise dos discursos presentes no Guia Prático do Cuidador, referentes ao posicionamento do cuidador de idoso nas práticas de cuidado ao idoso mediante leitura do material e aporte de análise de discurso e dos modos de constituição do sujeito baseada na reflexão foucaultiana.
A análise discursiva do Guia Prático do Cuidador possibilitou identificar dois percursos semânticos. Um remete-se ao discurso que retrata a prática do cuidador como de um ser angelical e altruísta. O outro refere-se à atuação no domicilio e as tênues barreiras do fazer deste com o profissional de saúde, o empregado doméstico e/ou familiar. É expressa nesse a preocupação de constituir-se o instrumento de orientação para o cuidador, sem qualificação específica, com escasso suporte, e pressionado pela família/sociedade para prestar um cuidado qualificado.
O Guia age sobre modalidades de constituição subjetiva. Ele trata da condução das condutas, isto é, da problemática do governo dos cuidadores, inserindo-os dentro de um campo específicos de relações de força. O Guia também anuncia uma verdade sobre o sujeito cuidador que funciona como um sistema de obrigações de “atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho, encargo e responsabilidade”. Por fim, o Guia faz referência às técnicas de constituição de si mesmo, de modo que ele não apenas anuncia a verdade, como também incita o cuidador a confessar e professar a verdade sobre si mesmo.
ARAUJO, Meiriele Tavares; VELOSO, Isabela Silva Cancio; CECI, Christine; PURKIS, Mary Ellen. Caregiving for the Elderly Person: Discourses Embedded in the Brazilian Practical Guide for the Caregiver. Journal of Aging & Social Policy, v.29, n.5, p.444-60, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/08959420.2017.1342526. Acessado em 04 abril 2018. FOUCAULT, M. Afterword by Michel Foucault: The subject and power. In: DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault, beyond structuralism and hermeneutics. 2. Ed. Chicago: The university of Chicago press, 1983.