Resumo

Título do Artigo

MOVIMENTANDO OS ESQUELETOS: GESTÃO DA CULTURA E DOS VALORES ORGANIZACIONAIS EM UMA ACADEMIA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cultura Organizacional
Valores
Gestão por Valores

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - LUANA RODRIGUES DAUD
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Uberlândia
2 - Vérica Marconi Freitas de Paula
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
3 - VERONICA ANGELICA FREITAS DE PAULA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
4 - Janaina Siegler
Butler University - Lacy School of Business

Reumo

Este estudo discorre sobre a situação-problema enfrentada por uma das unidades de uma empresa brasileira de academias, na qual os sócios detectaram a necessidade de mudança para melhoria de resultados e aumento da satisfação de funcionários e clientes, levando à implantação da gestão por valores na organização. Alguns dos principais diferenciais deste estudo, que contribuem para o aprofundamento e para a discussão em termos de gestão, são: o setor de atuação da empresa objeto de estudo; as características e a estrutura da organização; e os temas abordados, notadamente a gestão por valores.
O caso tem como objetivo educacional discutir conceitos e experiências relacionados a Cultura Organizacional, Estratégia Organizacional, Gestão Esportiva ou ainda Gestão de Pessoa, tendo como foco a evolução do modelo de negócio e de gestão de pessoas da empresa Fit (nome fictício). A utilização do caso é interessante, pois alia um setor em franco crescimento no Brasil, apesar da atual retração econômica e a Gestão de Pessoas, notadamente da Cultura Organizacional e a Gestão por Valores, apresentando um caso distintivo e inovador, que pode contribuir com diferentes visões para os estudantes.
O caso foi escrito com base em: entrevista semiestruturada com os fundadores da Rede de Acadêmicas e atualmente sócios de todas unidades, incluindo na que foi realizada o estudo; documentos disponibilizados pela organização; e análise e observação presencial da organização.
É sugerida a utilização deste caso para aprofundamento, enriquecimento e promoção de discussões em áreas de gestão, que tratem ou envolvam temáticas Estratégia, Esporte, Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional, dentre outras, podendo ser aplicado com estudantes de graduação e pós-graduação.
FLEURY, M. T. L. Cultura e Poder nas Organizações. 2ed. São Paulo: Atlas, 2009. FLEURY, M. T. L. (Org.) As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002. HOFSTEDE, G.; HOFSTEDE, G. J.; MINKOV. M. Cultures and Organizations: software of the Mind. 3ed. New York: McGraw-Hill Education, 2010. ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.