Resumo

Título do Artigo

A DIMENSÃO ESTRUTURA NAS ABORDAGENS ORGANIZACIONAIS: UM ENSAIO TEÓRICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

abordagens organizacionais
dimensão estrutura
ensaio teórico

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - Ana Cristina Batista dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de pós graduação em Administracão
2 - Camila Rafaele Monteiro Pontes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - CARLOS ITALO DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Diana Maria Goiana Alves
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de pós graduação em Administração - FORTALEZA
5 - Marianne Correa dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

O campo dos estudos organizacionais é permeado por controvérsias teóricas e conflitos ideológicos. Essa instabilidade conceitual que circunda as teorias colabora para a criação de um debate reflexivo e crítico que estimula o desenvolvimento de novas contribuições na seara organizacional. Para esse estudo elegeu-se o exame dos aspectos relacionados ao modo de conceber as organizações. Sobre essa perspectiva, tem-se em vista a análise e compreensão de aspectos ligados às representações das organizações, bem como dos tipos de “arquitetura organizacional” previstos nas teorias organizacionais.
O objetivo deste ensaio é investigar a dimensão estrutura a luz das teorias organizacionais, tendo em vista a compreensão e reflexão de aspectos ligados ao desenho das organizações contidos e previstos nas definições de alguns pesquisadores do campo dos estudos organizacionais. Desenvolveu-se uma pesquisa a partir da contextualização da dimensão estudada em consonância com as abordagens organizacionais: científica, clássica, burocrática, estruturalista, sistêmica, contingencialista, toyotista, de modo a traçar uma discussão sobre suas formas organizacionais, similaridades e divergências.
A literatura que permeia os estudos organizacionais está baseada em uma classificação de diferentes atributos que sustentam as diversas tipologias que compõem o ambiente organizacional. Assim, compreender a dimensão estrutura dentro das teorias organizacionais é partir para uma concepção teórica que enfatiza as categorias de acordo com o tipo de arranjo estrutural, vistos em estruturas burocrático-mecanicistas, orgânicas, matriciais ou departamentalizadas, conforme sejam as bases de autoridade, tamanho e resultados encontrados (MORGAN, 1996).
Embora esse estudo tenha se proposto a analisar de forma unidimensional a evolução do pensamento em administração por meio do delineamento do que as teorias organizacionais postulam sobre a estrutura das organizações, é importante ressaltar que este conhecimento é, na verdade, fruto da influência de diversos aspectos sociais e organizacionais, como seu contexto histórico, o entendimento sobre o papel e a importância das pessoas dentro das organizações, as diversas mudanças de perspectiva sobre a natureza do trabalho e evoluções tecnológicas.
Ao se analisar a dimensão estrutura no campo dos estudos organizacionais, constata-se que as estruturas organizacionais desenvolveram-se estimuladas pelos pensamentos de cada época e que este conhecimento é fruto da influência de diversos aspectos, como seu contexto histórico, o entendimento sobre o papel e a importância das pessoas nas organizações, as mudanças de perspectiva sobre a natureza do trabalho e evoluções tecnológicas. As metáforas organizacionais estão fortemente presentes em algumas teorias, admitidas como paradigmas imprescindíveis ao entendimento das organizações.
FAGUNDES, J. A.; PETRI, M.; LAVARDA, R. B.; RODRIGUES, M. R.; LAVARDA, C. F.; SOLLER, C. C. Estrutura organizacional e gestão sob a ótica da teoria da contingência. Gestão e Regionalidade, v. 26, n. 78, p. 53-63, set./dez. 2010. MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996. MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. G. V. Teoria geral da administração. São Paulo: Cengage Learning, 2006. RAMOS, A. G. Uma introdução ao histórico da organização racional do trabalho. Brasília, DF: Conselho Federal de Administração, 2008.