Resumo

Título do Artigo

O Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação e a Cocriação de Valor no Ensino Superior: Um Estudo com Ambiente Virtual de Aprendizagem em Cursos Presenciais
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Palavras Chave

Tecnologia da Informação e Comunicação
Cocriação de Valor
Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - KETTER VALERIA ZUCHI CALIARI MIRANDA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - HIGIENOPOLIS
2 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
3 - MARCELLO FRANCISCO MIRANDA
-
4 - ANA MARIA ROUX VALENTINI COELHO CESAR
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA - Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais

Reumo

O ensino superior no Brasil tem sofrido modificações em seu modelo de oferta, principalmente, pela inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Os cursos superiores presenciais incluíram em seu modelo de ensino, tecnologias que apoiam as atividades presenciais e que facilitam o processo de ensino-aprendizagem pelos ambientes virtuais de aprendizagem, envolvendo alunos e professores em um processo de cocriação de valor.
Como o uso do ambiente virtual de aprendizagem influencia na cocriação de valor em cursos superiores presenciais? O objetivo geral deste estudo analisar como o uso do ambiente virtual de aprendizagem influencia na cocriação de valor em cursos superiores presenciais sob o ponto de vista dos professores e sua influência nas percepções de qualidade, desempenho e satisfação em relação ao curso de graduação presencial ao qual estão vinculados.
A interação entre tecnologia e organização é uma função dos diferentes atores e contextos sócio-históricos, envolvidos no seu desenvolvimento e uso, destacando sua flexibilidade interpretativa (ORLIKOWSKI, 1992). Prahalad e Ramaswamy (2004) definem cocriação de valor como a participação ativa do consumidor, gerando maior desempenho e valor no serviço e, posteriormente, a satisfação.
Neste artigo foi adotada uma pesquisa de natureza qualitativa, pois de acordo com Merriam (2009) a pesquisa qualitativa espera compreender determinada situação por meio da interpretação e experiência de indivíduos sobre tal contexto (GODOI; BALSINI, 2006). Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória visto que buscou informações que permitiram compreender com mais precisão a relação entre o uso do ambiente virtual de aprendizagem (tecnologia da informação e comunicação), a cocriação de valor e seus resultados no contexto do ensino superior presencial (GIL, 2008).
Seguindo-se as orientações de Bardin (2011), após a leitura atenta das entrevistas, procedeu-se a etapa de codificação. Inicialmente, realizou-se a identificação dos pontos-chave (Unidades de Registro – UR) de cada uma delas; na sequência, estas unidades foram agrupadas por similaridade, em unidades intermediárias de análise (Unidades de Significado - US) e, finalmente formaram-se as seis categorias (CAT.) finais.
Os resultados obtidos pela pesquisa indicaram que o uso do ambiente virtual de aprendizagem proporciona experiências de cocriação de valor por meio de dimensões que devem ser institucionalizados pela faculdade, estimulados pelos professores e apropriados pelos alunos. São eles: o acesso ao ambiente, a transparência nas informações disponibilizadas pelo ambiente, interação e diálogo gerados por meio das práticas de ensino, participação ativa de professores e alunos, experiências de ensino e aprendizagem proporcionadas pelo ambiente e aprendizagem colaborativa.
ABDULLAH, F. Measuring service quality in higher education: HEDPERF versus SERVPERF. Marketing Intelligence & Planning, v. 24, n.1, p. 31-47, 2006. ABRANTES, J. L.; SEABRA, C.; LAGES, L. F. Pedagogical affect, student interest, and learning performance. Journal of Business Research, v. 60, p. 960-964, 2007. ALBERTIN, A. L.; ALBERTIN, R. M. de M. Benefícios do uso de tecnologia de informação para o desempenho empresarial. Revista de Administração Pública, v. 42, p. 275-302, 2008.