Resumo

Título do Artigo

ATUAÇÃO DOS EMPREENDEDORES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: o poder do discurso e a influência das coalizões de defesa
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Palavras Chave

Políticas Públicas
Empreendedores
Discurso

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Raoni Mauricio da Fonseca Lemos Duarte
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública
2 - Diego Mota Vieira
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Ao longo das últimas décadas, o campo das políticas públicas caracterizou-se por mudanças no sentido de que novos atores emergiram e ganharam destaque como elementos centrais na implementação e execução de ações políticas e sociais (Stein, Tommasi, Echebarría, Lora, & Payne, 2007). Fatores como o grau de disponibilidade de recursos, os interesses motivadores, as táticas de influência e os benefícios que podem auferir da relação com os entes públicos afetam a forma como esses agentes da sociedade civil vão se engajar para conquistar um papel mais relevante nesse processo.
Pretende-se investigar a atuação dos empreendedores nas políticas públicas, contextualizando-os como agentes inseridos em um contexto institucional e que tendem a buscar alianças com outros atores com os quais compartilham interesses, crenças e ideias em comum. O estudo aqui proposto buscou encontrar uma resposta para a seguinte pergunta que guiou a operacionalização dessa pesquisa: como os empreendedores nas políticas públicas utilizam o discurso para influenciar os rumos de determinada política de acordo com seus interesses e valores?
Este estudo está assentado em uma proposta de diálogo entre quatro enfoques: a figura do empreendedor nas políticas públicas, com base nos conceitos de empreendedor político (Kingdon, 2003) e institucional (Battilana, Leca, & Boxenbaum, 2009; Hardy & Maguire, 2008), o Modelo de Coalizões de Advocacia (ACF, na sigla em inglês) (Sabatier & Weible, 2007) – mais especificamente com o conceito lançado de coalizões de defesa e de subsistema político – e as proposições teóricas do Neoinstitucionalismo Discursivo (Schmidt, 2008, 2010).
Dentro da dimensão de uma política pública, é possível haver a atuação tanto de empreendedores políticos quanto de empreendedores institucionais, que podem perseguir interesses e compartilhar ideias e valores semelhantes entre si, possibilitando uma atuação articulada entre esses agentes para atingir seus objetivos. Esses agentes não atuam sozinhos, aliando-se a outros atores com os quais compartilham crenças, interesses e objetivos semelhantes, formando coalizões de defesa, enquanto que o discurso assume uma importância fundamental para compreender os condicionantes que movem esses agentes.
O discurso adquire importância fundamental para que os empreendedores tenham êxito em suas empreitadas e consigam atingir seus objetivos, pois são agentes que se destacam por deter boa capacidade de persuasão e de convencimento. Constitui-se, assim, em um instrumento precioso para expor suas ideias, influenciar outros agentes envolvidos e direcionar suas ações, permitindo-lhes agir para aproveitar melhor as janelas de oportunidade existentes, mesmo que, para tanto, precise intervir na regras institucionais para garantir a implementação das soluções de políticas públicas defendidas.
Kingdon, J. W. (2003). Agenda, Alternatives, and Public Policy (2nd ed.). New York: Harper Collins. Sabatier, P. A., & Weible, C. M. (2007). The Advocacy Coalition Framework: Innovations and clarifications. In P. A. Sabatier (Ed.), Theories ofthe policy process (2nd ed., pp. 189–220). Boulder: Westview Press. Schmidt, V. A. (2008). Discursive Institutionalism: The Explanatory Power of Ideas and Discourse. Annual Review of Political Science, 11(1), 303–326.