Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS NO PROFESSOR-GESTOR COMO COORDENADOR DE CURSO DO ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Professor-gestor
Competências gerenciais
Ensino superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Cinthia Moura Frade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - Campus VII, Patos-PB.
2 - Mariana Ferreira Pessoa
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I
4 - Ana Lucia de Araújo Lima Coelho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-graduação em Administração
5 - Marucelle de Alcântara Bonifácio
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Reumo

A atuação do professor na função de gestor faz surgir um papel particular, o de professor-gestor, que coloca em prática a função de gestão no contexto do ensino superior. Contudo, as atividades de gestão nas IES não exigem do professor as mesmas competências pertinentes ao exercício de pesquisa, de extensão e de ensino, o que requer a mobilização de diversas competências frente aos diferentes papéis que assumem. Dessa maneira, os gestores se deparam com o complexo desafio de conciliar as atribuições administrativas, provenientes da gestão, com as pedagógicas, atreladas ao exercício docente.
Diante do cenário exposto, o problema de pesquisa que norteia o presente estudo é: Como se dá o desenvolvimento de competências pelo professor-gestor no contexto do ensino superior? Partindo-se do presente questionamento, a pesquisa apresenta como objetivo geral: Analisar como se dá o processo de desenvolvimento de competências do professor-gestor no contexto do ensino superior.
Para Silva e Cunha (2012, p. 151), “a gestão se constitui como uma atividade acadêmica, mas não como essência do trabalho do professor, pois o que define o trabalho acadêmico do professor universitário é o ensino, a pesquisa e extensão”. Porém, o docente, no decorrer de sua carreira, pode assumir funções de gestão (MAGALHÃES, et al., 2017). Mesmo diante da complexidade, geralmente, esses profissionais não possuem formação específica para atuar na função gerencial (LIMA, 2012) e não recebem capacitação, o que pode refletir em uma gestão baseada no método da tentativa e do erro (CAMPOS, 2007).
O estudo se caracteriza como qualitativo, com abordagem narrativa, mediante a utilização da história oral, por corroborar com a visão de que a realidade é considerada como socialmente construída por meio das interações sociais. Ademais, a pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada em profundidade, dividida em dois momentos, com uma professora-gestora na função de coordenadora do curso de Administração em uma IES, buscando compreender sua trajetória profissional, experiências e aspectos inerentes às atividades, competências e desafios enfrentados na função desempenhada.
Os resultados da pesquisa revelaram que a entrevistada desenvolve suas competências na base do empirismo, frente às experiências e problemas da prática gerencial, tendo em vista não ter recebido capacitação para o cargo; além de apontar que os principais desafios enfrentados pela professora-gestora se tratam da conciliação da gestão com a docência; da atuação em um curso diferente de sua formação; do fato de ser a única mulher em cargo de gestão na instituição que trabalha; e da renúncia quanto ao tempo dedicado a família, o qual fica comprometido devido a ampliação de suas responsabilidades.
Sobre as competências desenvolvidas pela entrevistada, foi dada ênfase à proatividade; quanto aos aspectos que precisam ser desenvolvidos, citou-se o controle emocional, bem como maior conhecimento da grade curricular do curso de Administração, tendo em vista não ser sua área de formação, além de não ter recebido capacitação, o que permite examinar como desdobramento futuro do estudo a relevância de investimentos em capacitações. Ademais, a pesquisa permitiu refletir sobre a importância de intervenções, quanto ao preparo do professor-gestor para lidar com o acúmulo de responsabilidades.
BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C. O professor-gestor em Universidades Federais: alguns apontamentos e reflexões. Teoria e Prática em Administração, v. 4, n. 2, p.131-154, 2014. MAGALHÃES, M.M.S.; BARBOSA, M.A.C.; LIMA, J.R.T.; CASSUNDÉ, F.R.S.A. O papel do professor-gestor em uma instituição federal de ensino superior de Alagoas: um estudo na UFAL/Campus Arapiraca. Revista Gestão Universitária da América Latina, v. 10, p. 327-350, 2017. RANGEL, M. Coordenação para qualidade dos cursos: repensando conceitos e competências. In: Revista Olho Mágico, v. 8, n. 3, set./dez. 2001.