Resumo

Título do Artigo

As Vantagens de Ser Global: A Experiência Internacional como Diferencial de Carreira
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Palavras Chave

Inteligência cultural
Experiência internacional
Empregabilidade

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Camila da Cunha Almeida
ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS (EBAPE) - EBAPE
2 - Juliana Arcoverde Mansur Kopp
ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS (EBAPE) - EBAPE
3 - Lucia Barbosa de Oliveira
ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS (EBAPE) - EBAPE

Reumo

A intensificação do processo de globalização vem encurtando as distâncias entre os países. Organizações se conectam a consumidores e fornecedores ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que crescem as fusões, aquisições e investimentos internacionais. Essa realidade tem ampliado a importância de profissionais com elevada inteligência cultural, capazes de promover a integração de pessoas de diferentes nacionalidades e culturas.
Este estudo analisa a influência de experiências acadêmicas internacionais durante o curso de graduação sobre a atratividade de candidatos a estágio. Mais especificamente, avaliamos o impacto dessas experiências sobre a inteligência cultural (CQ), competências de gestão e empregabilidade, na percepção de profissionais envolvidos na seleção de pessoas. Também avaliamos se a distância psíquica do país do intercâmbio em relação ao Brasil afeta essas variáveis e o efeito mediador da inteligência cultural sobre a relação a entre a experiência de intercâmbio e a avaliação dos candidatos.
A fundamentação teórica para este estudo foi elaborada com base na literatura sobre experiências acadêmicas internacionais, inteligência cultural, competências de gestão e distância psíquica.
Para a consecução dos objetivos, foi conduzido um experimento com 120 profissionais. Foram elaborados quatro currículos de candidatos a estágio profissional, com a manipulação de sua experiência internacional, que poderia ser nenhuma experiência, uma experiência nos Estados Unidos, uma experiência em Singapura, ou múltiplas experiências em três países. Os participantes foram convidados a ler atentamente o currículo e responder às questões acerca da inteligência cultural, competências de gestão e intenção de contratação do candidato, com base nas informações contidas em seu currículo.
A partir de um cenário experimental, em que foram avaliados currículos de candidatos a estágio, observou-se que a experiência de intercâmbio acadêmico durante a graduação influencia positivamente a inteligência cultural e as competências de gestão percebidas pelos avaliadores, assim como a intenção de contratação dos candidatos. Além disso, verificou-se que a quantidade de experiências acadêmicas internacionais impacta positivamente a percepção dos avaliadores. Os resultados também revelaram que a CQ media a relação positiva entre a experiência internacional e a avaliação dos candidatos.
Os resultados sugerem que investimentos que visam promover a inteligência cultural por meio de experiências acadêmicas internacionais podem dar um retorno significativo aos estudantes, na medida em que permitem o desenvolvimento de competências de gestão e contribuem para sua empregabilidade. Além de impulsionar a carreira do indivíduo, o intercâmbio internacional também pode gerar retornos mais amplos, ao formar pessoas que, por conviver com outras realidades e iniciativas, sejam capazes de promover mudanças importantes para o país.
ANG, S. et al. Cultural intelligence: Its measurement and effects on cultural judgment and decision making, cultural adaptation and task performance. Management and Organization Review, v. 3, p. 335-371, 2007. ENGLE, R.; CROWNE, K.A. The impact of international experience on cultural intelligence. Human Resource Development International, v. 17, n. 1, p. 30-36, 2014. NG. K. Y.; VAN DYNE, L.; ANG. S. From experience to experiential learning: Cultural intelligence as a learning capability for global leader development. Academy of Management Learning and Education, v. 8, p. 511-526, 2009.