Resumo

Título do Artigo

Conexões sociais e tendências da produção científica sobre ensino da contabilidade: período de 2010 a 2019
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Palavras Chave

Produção Científica
Ensino Contábil
Bibliometria

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Raíssa Silveira de Farias
FEA-RP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
2 - Laiane Silva Santos
-
3 - Guilherme Weigert Cassales
-
4 - Adriana Maria Procopio de Araujo
FEA-RP/USP - FEARP - contabilidade

Reumo

Tendo em vista a importância do processo de comunicação do conhecimento científico, entende-se que mapear e, de certa forma, compilar a produção científica gerada sobre determinado tema possa contribuir na busca pelas tendências e evoluções na área. Lyrio, Dellagnelo e Lunkes (2013) entendem que ao se conhecer as tendências das pesquisas numa determinada área, mais pesquisas poderão ser realizadas, refletindo abordagens mais maduras e, consequentemente, mais aceitas pelas comunidades científicas.
No contexto do ambiente acadêmico, a comunicação do conhecimento científico mais utilizada pelos pesquisadores para difundir os resultados de suas investigações são os periódicos acadêmicos (URBIZAGASTEGUI, 2016). No entanto, diante da velocidade e da quantidade de pesquisas comunicadas, os estudos dispersam-se em diversas bases científicas, dificultando a busca pelas pesquisas de uma área. Assim, o presente estudo busca analisar o campo do conhecimento sobre ensino contábil, e suas conexões sociais, a partir da compilação dos dados de três bases científicas: Spell, Scopus e Web of Science.
O processo de comunicação científica inicia desde a estruturação da ideia até sua divulgação e utilização por pesquisadores, professores e comunidade em geral. Os periódicos são a forma de divulgação do conhecimento mais robusta (FERREIRA, 2006), têm o poder de efetuar publicações em larga escala e atingir um número expressivo de leitores, difundindo, portanto, o conhecimento obtido nas pesquisas para um universo maior de pessoas. Estudos bibliométricos têm como objetivo mapear a produção científica desenvolvida em um campo do conhecimento, podendo contribuir para uma visão mais ampla da área.
A análise foi realizada a partir de 1.658 artigos, em duas etapas. Na etapa bibliométrica agrupou-se os dados em cinco categorias principais: (1) análise evolutiva do tema por ano; (2) análise da autoria das publicações; (3) análise da produtividade dos periódicos; (4) análise da frequência das palavras-chave e (5) análise de tendências futuras. Na etapa sociométrica buscou-se compreender as principais redes de relação, em dois aspectos (1) rede de relação entre os autores; e (2) rede de relação das publicações entre países.
Os resultados sugerem que a base Scopus apresenta uma tendência de crescimento na publicação de artigos na área, em comparação às outras duas bases. O maior número de publicações na área é do Accounting Education, no qual não foi identificado publicações de autores brasileiros no período. Os autores mais citados não são necessariamente os que mais publicam, assim é razoável destacar que as pesquisas nacionais ainda estão aquém das pesquisas internacionais no sentido de aprofundamento teórico e empírico, o que pode explicar parte da disparidade entre quantidade e qualidade dos papers.
FERREIRA, A. Bibliometria na avaliação de periódicos científicos. Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 3, 2006 LYRIO, M. V. L.; DELLAGNELO, E. H. L.; LUNKES, R. J. O perfil metodológico da produção científica em orçamento público: uma análise do cenário brasileiro na primeira década do século XXI. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, n. 1, p. 90-106, 2013. URBIZAGASTEGUI, R. La Bibliometría, Informetría, Cienciometría y otras “Metrías” en el Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 47, p. 51-66, set./dez., 2016.