Resumo

Título do Artigo

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS CONSUMIDORES: um estudo sobre a intenção de compra de água potável engarrafada sustentável no município de Fortaleza/CE
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Palavras Chave

Consumo sustentável
Consciência ambiental
Intenção de compra

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Adely Ribeiro Meira Corrêa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - PPAC
2 - Antonio Rodrigues Albuquerque Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC
3 - Douglas Heimbecker
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará
4 - Daniel Barboza Guimarães
-
5 - Raimundo Eduardo Silveira Fontenele
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC

Reumo

A problemática ambiental é um assunto debatido internacionalmente e de forma contínua nas últimas décadas. Existe, portanto, uma pressão por parte dos consumidores na busca por produtos que sejam produzidos de um modo mais sustentável. Nessa perspectiva, o crescimento do que pode ser chamado de “consciência ambiental” vem transformando os hábitos de consumo da população, fazendo com que os atributos relacionados às questões ambientais se tornem cada vez mais importantes em detrimento de outros (SILVA; LIMA FILHO; FREIRE, 2015).
Este estudo apresenta a seguinte questão de pesquisa: A consciência ambiental influencia a intenção de compra dos consumidores por um tipo mais sustentável de água potável engarrafada? Para responder à questão de pesquisa, tem-se como objetivo geral analisar o efeito da consciência ambiental na intenção de compra dos consumidores de água potável engarrafada no município de Fortaleza/CE.
As crescentes oferta e demanda de produtos ecologicamente corretos dão sinais de que o meio ambiente se tornou um importante impulsionador das decisões dos consumidores e dos produtores (MICHAUD; LLERENA, 2010). Ao longo dos anos, a maioria dos consumidores percebeu que seu comportamento de compra teve um impacto direto em muitos problemas ecológicos. Consequentemente, as pessoas têm demonstrado uma maior preocupação nesse sentido e estudos apontam que indivíduos mais apreensivos sobre o meio ambiente também são mais propensos a apresentar comportamento ambientalmente consciente.
Considerando uma amostra de 212 consumidores, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva, análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla.
Como resultado, foi identificado que a consciência ambiental afeta positivamente a intenção de compra de água potável engarrafada mais sustentável, sinalizando que os consumidores de água potável engarrafada tendem a consumir mais o produto ecologicamente sustentável quando possuem um nível de consciência ambiental mais elevado. Ademais, os consumidores com alta renda são mais predispostos a consumir a água potável engarrafada do tipo mais sustentável.
Os resultados do estudo apontaram que as dimensões da consciência ambiental e seus respectivos níveis afetam positivamente a intenção de compra dos consumidores por água potável engarrafada do tipo mais sustentável, confirmando a hipótese desta pesquisa. O efeito positivo das dimensões da consciência ambiental sobre a intenção de compra de água potável engarrafada mais sustentável pelos consumidores pesquisados demonstra a existência de uma preocupação das pessoas com o consumo sustentável, assim como também revelaram os estudos de Bedante (2004) e Silva, Lima Filho e Freire (2015).
BEDANTE, 2004; SILVA, LIMA FILHO; FREIRE, 2015; STOLL et al., 2017. Dentre outros.