Resumo

Título do Artigo

Determinantes de Adoção do Tema Meio Ambiente na Disciplina Principal por Professores dos Cursos de Graduação em Administração
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ensino e Pesquisa em Administração
Comportamento de Professores
Educação para a sustentabilidade

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - ELSI DO ROCIO CARDOSO ALANO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - SETOR LITORAL
2 - MARIA TEREZA SARAIVA DE SOUZA
Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/FEI/SP - Campus FEI/SP
3 - José Mauro da Costa Hernandez
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Pós-Graduação em Administração

Reumo

A intensificação das crises ambientais tem estimulado as instituições acadêmicas a desenvolver um compromisso maior com o tema da sustentabilidade no ensino superior. Os acontecimentos marcantes acerca do meio ambiente, em que, por diversos momentos impactaram o ecossistema, potencializam a necessidade de engajamento de várias áreas de conhecimento, bem como de uma capacitação sob a perspectiva interdisciplinar (JACOBI; RAUFLET; ARRUDA, 2011). A necessidade crescente de formação de profissionais, como administradores,que possam influenciar as decisões sobre as questões ambientais.
A pedagogia para a educação sustentável deve incluir processos que inovam o currículo (TILLMANNS et al., 2014). Para a sustentabilidade, há uma extensa literatura sobre o que deve ser ensinado e aprendido em termos de conhecimentos, habilidades e valores associados ao desenvolvimento sustentável (MAKRAKIS; KOSTOULAS-MAKRAKIS, 2012). Como questão de pesquisa: quais os determinantes que exercem influência positiva na adoção do tema meio ambiente em disciplinas de graduação em administração sobre a atitude e sobre a intenção do professor no curso de graduação em administração?
O modelo conceitual de análise, que visa à adoção do tema meio ambiente em disciplinas por professores de cursos de Graduação em Administração, está fundamentado em pesquisas na área de Educação que utilizaram as seguintes teorias-base Teoria do Comportamento Planejado (TPB), Teoria da Difusão de Inovação (IDT), Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) e Teoria do Comportamento Planejado Decomposto (DTPB). As pesquisas sobre o comportamento de adoção de tecnologias, metodologia e práticas de ensino pelos professores têm utilizado as teorias-base originárias da Psicologia Social.
Considerando o modelo de interdependência definido para essa pesquisa, o método escolhido para a análise foi a modelagem de equações estruturais. Do inglês Structual Equation Models (SEM), é “uma metodologia estatística que tem uma abordagem de confirmação (ou seja, teste de hipóteses) para a análise multivariada de uma teoria estrutural tendo abordagem em algum fenômeno”. Dois aspectos são importantes: a) processos causais em estudo sejam representados por uma série de equações estruturais (isto é, de regressão); e b) relações estruturais possam ser modeladas graficamente (BYRNE, 1998, p.3).
O modelo estrutural foi analisado por Modelagem de Equações Estruturais (MEE, no Brasil, e SEM do inglês Structural Equation Modeling), que, em suma, viabiliza o estudo pelo fato de abordar diversas técnicas multivariadas em uma mesma análise. O resultado da análise fit mostra os seguintes resultados: Ӽ² = 301,38 df = 172, p<0,05 (MARÔCO, 2014). Os índices de qualidade contemplam os valores de referência. Considera-se um modelo significativo. Os resultados sugerem que a Utilidade Percebida, a Compatibilidade e a Facilidade de Adoção do tema Meio Ambiente na disciplina principal por professores
Na comparação das análises dos modelos estruturais, TPB (parcial), IDT (parcial), TAM com modelo estrutural Completo, os resultados mostraram que a integração dos construtos da TPB (parcial) com os construtos da TAM e da IDT (parcial), no conjunto, melhorou o poder preditivo. Assim, além dos três modelos estruturais baseados nas teorias seminais, foi possível a ampliação a partir da integração das variáveis que compõem o Modelo Estrutural Completo. Pode-se concluir que os professores assumem papel estratégico e decisivo na inserção do tema em sala de aula.l
AJZEN, I. The theory of planned behavior. Organizational behavior and human decision processes, Cambridge, v. 50, n. 2, p.179-211, Dec. 1991. BARBIERI, J. C.; SILVA, D. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. RAM - Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 51-82, maio/jun. 2011. BYRNE, B. M. Structural equation modeling with LISREL, PRELIS and SIMPLIS: basic concepts, applications, and programming. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Inc., Publishers, 1998. DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use.