Resumo

Título do Artigo

REAÇÃO DO MERCADO ACIONÁRIO AO ANÚNCIO DO GOODWILL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Intensidade do goodwill
Ágio
Combinação de negócios

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital, Valor e Reestruturações

Autores

Nome
1 - Matheus Torquato
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
2 - Luciano Marcio Scherer
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Reumo

Existe uma necessidade crescente de pesquisas que consideram a influência do goodwill no mercado de ações, não de forma periférica, mas de forma central nas fusões e aquisições de empresa, pois é um fator de incerteza que pode ser traduzido em um maior risco pelos investidores e/ou uma sinalização de uma compra estratégica. Ademais, os processos de avaliação de intangíveis, diante da convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais IFRS, fundamentam ágios e despesas amortizáveis para fins de cálculo de impostos sobre o lucro real, ou seja, IR e CSLL.
O problema de pesquisa surge da seguinte pergunta: qual a reação do mercado acionário à divulgação do ágio e do goodwill apurado na combinação de negócios? Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar relações e reações do mercado acionário após a divulgação da respectiva alocação de ágio e do goodwill no fechamento de combinações de negócios.
O presente estudo é realizado à luz da Hipótese do Mercados Eficientes (HME) na sua forma Semiforte. Além disso, o registro de goodwill nas demonstrações financeiras, se baseia na convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais IFRS, fundamentando a identificação e mensuração de ativos intangíveis nas combinações de negócios. Fama (1970) aponta que a HME tem na informação e na racionalidade dos agentes as bases para o mercado de capitais. Dessa forma, devido a um fator de risco associado ao goodwill, o mercado reage alterando a precificação da empresa adquirente.
Para operacionalização do estudo, foi levantada uma amostra com 269 combinações de negócios, entre os anos de 2010 e 2017, dentre as quais verificou-se em somente 97 eventos a informação quanto à intensidade de goodwill de maneira isolada. O estudo utilizou, como variável dependente, o retorno anormal das ações e, como variável independente, a intensidade do goodwill na aquisição, ou seja, o quanto foi alocado em ágio por expectativa de rentabilidade futura do preço pago na adquirida. Como variáveis de controle analisadas foram: setor econômico, proporção adquirida e intangíveis identificados.
Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, comparação de médias, matriz de correlação e regressões multivariadas em mínimos quadrados ordinários. Como resultados, os testes paramétricos mostraram que houve retornos anormais estatisticamente significativos durante a Janela de Eventos. De modo adicional, foi possível verificar que existe uma tendência de quanto mais alta a intensidade do goodwill, maior o retorno anormal das ações. Como ponto de destaque, averiguou-se que o retorno anormal tende a ter uma correlação oposta à reação do mercado na data do anúncio da aquisição.
Como primeira evidência, observa-se que existe uma variação da alocação do goodwill maior para alguns setores do que para outros. Tal explicação pode ser dada em função do fator de a projeção dos benefícios econômicos oscilar mais em um setor do que em outro. Outra conclusão obtida é que existe influência do tamanho da empresa adquirida em comparação ao tamanho da empresa adquirente. Por fim, conclui-se que quando o mercado reage de forma negativa após o anúncio da aquisição, a divulgação de goodwill tende a refletir em retornos anormais positivos.
Amaro, M. (2007). A influência do goodwill na relação entre o lucro contábil e o valor da empresa; Altman, E. (1968). Financial ratios, discriminant analysis and the prediction of corporate bankruptcy. Journal of Finance; Amihud, Y. & Lev, B. (1981). Risk reduction as a managerial motive for conglomerate mergers. Journal of Economics; Brealey, R. A., Myers, S. C., Allen, F., & Mohanty, P. (2012). Principles of corporate finance. Tata McGraw-Hill Education; Carneiro, C. M. B., & Pinho, D. R. (2001); Cavalinhos, P., & Carreira, F. (2015)O impacto do goodwill; e outros autores.