Resumo

Título do Artigo

TURISMO CULTURAL EM RESIDENTES DE CIDADES HISTÓRICAS: A PERCEPÇÃO DO APOIO DA COMUNIDADE LOCAL
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Palavras Chave

Marketing Cultural
Teoria da Troca Social
Cidades Históricas

Área

Marketing

Tema

Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Celso Luis Ferreira de Azevedo
FUCAPE Business School - Vitoria do Espirito Santo
2 - POLIANO BASTOS DA CRUZ
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitória
3 - Jose Antonio Tejeda Almonte
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Reumo

A relevância do turismo para a economia é importante ressaltar que, dentre os produtos desenvolvidos pelo marketing cultural como atrativo para prover maior número de visitantes, estão o envolvimento e o apoio da comunidade local, cuja motivação como parte interessada é elemento significativo do turismo cultural (SILBERBERG, 1995). Assim, o turismo cultural desempenha um papel importante na economia das cidades históricas, provendo uma série de benefícios à comunidade local, tais como emprego, melhoria de infraestrutura, assim como a troca cultural com o visitante (HAO; LONG; KLECKLEY, 2011).
Nesse sentido, este estudo visou responder o seguinte problema de pesquisa: Quais fatores estão associados à percepção do apoio ao turismo cultural pela comunidade local? Para responder esta questão, tem-se como objetivo identificar os fatores que estão associados à percepção do apoio ao turismo cultural pela comunidade local em cidades históricas.
A cidade histórica representa uma mescla de processos sociais e culturais que guardam traços remanescentes da história, que são compartilhados pela comunidade local, revelando, além do patrimônio físico, também os costumes, práticas cotidianas de vivência coletiva, festas e rituais como ferramentas de identidade e coesão cultural (CARVALHO; SIMÕES, 2012). Considera-se cidade histórica aquela em que o patrimônio cultural existente representa um capital social entendido pela população como insubstituíveis e com necessidades contínuas de sua proteção (ZANIRATO, 2007).
Para alcançar o objetivo deste estudo, realizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa e de corte transversal, a população definida para a pesquisa foi de pessoas residentes em cidades culturalmente históricas. Em seguida, foi disponibilizado questionário em plataforma online google forms para coleta de dados por e-mail e redes sociais. A amostra final foi de 484 respondentes. Para coleta dos dados foi disponibilizado um questionário via online com questões fechadas adaptadas de escalas validadas a respeito dos fatores benefícios, envolvimento cultural, custos, confiança nas instituições.
Para analisar os dados, foram utilizadas três técnicas: medidas de proporção das características da amostra, estatística descritiva e regressão linear múltipla. Considerando os resultados, verificou-se que os construtos benefício, confiança nas instituições e divulgação do conhecimento foram significativos possuem uma relação positiva com o apoio ao turismo cultural. Sendo assim, esses aspectos podem consolidar estratégias para o fortalecimento do turismo cultural, que em conjunto com a divulgação pelo marketing boca a boca pelos residentes, podem aumentar o apoio ao turismo cultural.
Diante da análise dos resultados, o estudo sugere que os benefícios percebidos, a confiança nas instituições e os aspectos ligados à divulgação do conhecimento impactam no apoio ao turismo cultural nas cidades históricas. Pode-se concluir, a partir disto, que não somente benefícios percebidos podem prover um ambiente na cidade propício ao apoio ao turismo, dado a reciprocidade, mas também a confiança na estrutura institucional que funcione adequadamente pode gerar nos moradores maior propensão a apoiar essa atividade. Esse reflexo pode ser sentido, também, por meio da divulgação.
CARVALHO, K.D.; SIMÕES, M.N. Analise do modelo de preservação do Centro Histórico de São Luís do Maranhão: CARR uso social e uso turístico. Turismo-Visão e Ação, v. 14, n. 2, p. 196-213, 2012. HAO, H.; LONG, P.; KLECKLEY, J. Factors predicting homeowners’ attitudes toward tourism: A case of a coastal resort community. Journal of Travel Research, v. 50, n. 6, p. 627-640, 2011. SILBERBERG, T. Cultural tourism and business opportunities for museums and heritage sites. Tourism Management, v. 16, n. 5, p. 361-365, 1995.