Resumo

Título do Artigo

PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE BALANCED SCORECARD EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Balanced Scorecard
Universidade
Estrategia

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - Angelo Toyokiti Yasui
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Liliane Cristina Segura
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA

Reumo

O objetivo geral desse trabalho é propor à uma instituição privada de ensino superior, um modelo de balanced scorecard. O desenvolvimento dessa pesquisa possibilitará, dentre outros processos essenciais para a concepção do balanced scorecard na organização, trabalhar os seguintes objetivos específicos: (i) a construção de indicadores de análise; (ii) o estabelecimento de métricas, (iii) a instituição de controles gerenciais e (iv) o acompanhamento dos resultados nos diversos níveis da organização.
O ambiente competitivo modificado pela entrada de novos competidores trouxe uma discussão quanto à forma de gestão das instituições privadas de ensino superior. Observou-se no mercado da educação a internacionalização das instituições, a criação de universidades virtuais e o aparecimento de universidades corporativas advindas de grandes empresas (MINTZBERG; ROSE, 2003). Nesse contexto, evidencia-se em muitas dessas instituições a presença de gestores cujo perfil não se adéqua a um cenário marcado por uma competição mais acirrada. Sendo assim, a existência de uma gestão amadora.
O trabalho tem como objeto de estudo uma IES, localizada na cidade de São Paulo, que possui aproximadamente 1.400 alunos regularmente matriculados. Trata-se de uma associação privada sem fins lucrativos. Inicialmente a organização se instalou em um prédio alugado, tendo um portfólio de oferta de cursos restrito. Com o decorrer do tempo e com o estabelecimento de objetivos estratégicos da organização houve a ampliação do portfólio de oferta de cursos que originou a construção de uma sede própria em local adquiro para esse fim.
Esse estudo tem uma abordagem intervencionista, a qual tem o objetivo de gerar contribuições relevantes para as partes interessadas por unir a teoria à prática. A adoção dessa abordagem pressupõe influenciar a realidade pesquisada no cotidiano e não apenas buscar a sua explicação (VERGARA, 2007), também pode ser adotada para viabilizar a produção de uma pesquisa em contabilidade gerencial com relevância prática, onde o pesquisador passa a ter um papel de influenciador na organização em observação, transcendendo o papel de observador (SUOMALA; YRAJANAINEM, 2008).
O modelo de BSC proposto para a instituição reflete o estágio atual dela, as intenções estratégicas de sua alta direção, traduzidas em objetivos e indicadores definidos e compartilhados entre as coordenadorias e os componentes do núcleo docente estruturante. Fica evidente também que a transformação pela qual o setor educacional atravessa obriga as instituições desse setor a repensarem a sua estratégia, a gestão da mesma e o estabelecimento de controles. Nesse sentido, a proposição do modelo de balanced scorecard trabalha o propósito de preencher essas lacunas evidenciadas no processo de gestão
A contribuição tecnológica social infere ações tecnológicas desenvolvidas no contexto da comunidade em cenário que remeta a alguma vulnerabilidade socioeconômica. Esse trabalho traz em seu escopo características que embasam este caráter contributivo social, dentre eles: (i) a relevância do setor analisado para a formação das pessoas; (ii) a dinâmica de transformações pela qual o ensino superior atravessou; (iii) a representatividade do mercado da educação para a economia; (iv) o desenvolvimento de um modelo de balanced scorecard para uma instituição privada de ensino superior.