O objetivo geral desse trabalho é propor à uma instituição privada de ensino superior, um modelo de balanced scorecard. O desenvolvimento dessa pesquisa possibilitará, dentre outros processos essenciais para a concepção do balanced scorecard na organização, trabalhar os seguintes objetivos específicos: (i) a construção de indicadores de análise; (ii) o estabelecimento de métricas, (iii) a instituição de controles gerenciais e (iv) o acompanhamento dos resultados nos diversos níveis da organização.
O ambiente competitivo modificado pela entrada de novos competidores trouxe uma discussão quanto à forma de gestão das instituições privadas de ensino superior. Observou-se no mercado da educação a internacionalização das instituições, a criação de universidades virtuais e o aparecimento de universidades corporativas advindas de grandes empresas (MINTZBERG; ROSE, 2003). Nesse contexto, evidencia-se em muitas dessas instituições a presença de gestores cujo perfil não se adéqua a um cenário marcado por uma competição mais acirrada. Sendo assim, a existência de uma gestão amadora.
O trabalho tem como objeto de estudo uma IES, localizada na cidade de São Paulo, que possui aproximadamente 1.400 alunos regularmente matriculados. Trata-se de uma associação privada sem fins lucrativos. Inicialmente a organização se instalou em um prédio alugado, tendo um portfólio de oferta de cursos restrito. Com o decorrer do tempo e com o estabelecimento de objetivos estratégicos da organização houve a ampliação do portfólio de oferta de cursos que originou a construção de uma sede própria em local adquiro para esse fim.
Esse estudo tem uma abordagem intervencionista, a qual tem o objetivo de gerar contribuições relevantes para as partes interessadas por unir a teoria à prática. A adoção dessa abordagem pressupõe influenciar a realidade pesquisada no cotidiano e não apenas buscar a sua explicação (VERGARA, 2007), também pode ser adotada para viabilizar a produção de uma pesquisa em contabilidade gerencial com relevância prática, onde o pesquisador passa a ter um papel de influenciador na organização em observação, transcendendo o papel de observador (SUOMALA; YRAJANAINEM, 2008).
O modelo de BSC proposto para a instituição reflete o estágio atual dela, as intenções estratégicas de sua alta direção, traduzidas em objetivos e indicadores definidos e compartilhados entre as coordenadorias e os componentes do núcleo docente estruturante. Fica evidente também que a transformação pela qual o setor educacional atravessa obriga as instituições desse setor a repensarem a sua estratégia, a gestão da mesma e o estabelecimento de controles. Nesse sentido, a proposição do modelo de balanced scorecard trabalha o propósito de preencher essas lacunas evidenciadas no processo de gestão
A contribuição tecnológica social infere ações tecnológicas desenvolvidas no contexto
da comunidade em cenário que remeta a alguma vulnerabilidade socioeconômica. Esse trabalho traz em seu escopo características que embasam este caráter contributivo social, dentre eles: (i) a relevância do setor analisado para a formação das pessoas; (ii) a dinâmica de transformações pela qual o ensino superior atravessou; (iii) a representatividade do mercado da educação para a economia; (iv) o desenvolvimento de um modelo de balanced scorecard para uma instituição privada de ensino superior.