Resumo

Título do Artigo

Análise das Iniciativas do Setor de Vestuário
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cadeia de Suprimentos
Varejo de Vestuário
Sustentabilidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Rita de Cássia Lopes Moro
EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo - EACH/USP
2 - Sonia Regina Paulino
EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo - Curso de bacharelado em Gestão Ambiental
3 - CRISTIANA LARA CUNHA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA

Reumo

A integração da sustentabilidade na governança da cadeia de suprimentos do varejo de vestuário tem sido objeto crescente de pesquisas e demonstra que inúmeros desafios ainda persistem. Diante disso, as empresas focais têm encontrado nas iniciativas setoriais meios pelos quais podem contribuir para a adoção de critérios de sustentabilidade na cadeia de suprimentos e para a inovação em seus processos e produtos.
Neste trabalho as iniciativas setoriais são tomadas para análise do processo de introdução de novas práticas impulsionadas por novas estruturas de governança para integração da sustentabilidade. O objetivo do artigo é levantar e analisar iniciativas no setor de vestuário no contexto mundial que corroboram para a disseminação de boas práticas em direção ao desenvolvimento sustentável. Argumenta-se que as iniciativas setoriais podem contribuir para integração da sustentabilidade na cadeia de suprimentos, ao reduzir a assimetria de informação e uniformizar as práticas.
Com surgimento e atenção da sociedade, desde meados dos anos 1990, compreende-se diferentes abrangências que podem ser entendidas como formas de lidar com a dualidade do processo de globalização. Processo este que está ligado aos riscos que precisam ser gerenciados por empresas na ausência de governos capazes e dispostos a olhar para o tema, nos países em desenvolvimento. Para tanto, as abordagens podem ser num sentido macro (acordos globais) e local (sociedade, governo e empresa) e nível industrial (adoção de padrões mínimos nas cadeias de suprimentos (ROLOFF, 2008).
A partir de dados coletados em documentos setoriais, foi possível identificar cinco iniciativas de diferentes países. Por meio da técnica de análise de conteúdo, elaborou-se quadro comparativos das iniciativas visando melhorar a compreensão por meio da compilação das informações dispersas nos diversos documentos analisados e de detalhes sobre cada programa relacionados aos aspectos institucionais e organizacionais.
O estudo revela que mudanças são induzidas por meio de escolhas de variáveis-chave como requisitos, coordenação e modelo de avaliação e podem contribuir para a consolidação de uma base de fornecimento com melhor desempenho em aspectos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contudo se diferem na profundidade e dimensões que incorporam.
As iniciativas setoriais possuem requisitos que corroboram para a criação de produtos, serviços e processos de menor impacto e que direcionam as empresas para o atendimento dos ODS. A adoção dos requisitos pode influenciar mudanças estruturais nas cadeias de suprimentos que tendem a modificar a forma de fazer negócios através de um relacionamento mais próximo, modificação das condições de trabalho e redução de impacto no meio ambiente através de criação de critérios de cada programa.
DIABAT, A.; KANNAN, D.; MATHIYAZHAGAN, K. Analysis of enablers for implementation of sustainable supply chain management: a textile case. Journal of Cleaner Production, v. 83, nov. 2014, pp. 391-403. SEURING, S.; MÜLLER, M. From a literature review to a conceptual framework for sustainable supply chain management. Journal of Cleaner Production, v. 16, n. 15, p. 1699-1710, out 2008. ROLOFF, Julia. Learning from multi-stakeholder networks: Issue-focussed stakeholder management. Journal of Business Ethics, v. 82, n. 1, p. 233-250, 2008.