Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS NO PROJETO DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DA ITAIPU BINACIONAL, SOB O PRISMA DE GESTÃO
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Palavras Chave

Processo de Inovação
Competências Organizacionais
Itaipu Binacional

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Lucas Cristiano Fath Santos
UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro - Oeste - CAMPUS SANTA CRUZ
2 - Ronaldo Tavares
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus Foz do Iguaçu
3 - Eduardo Cesar Dechechi
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus Foz do Iguaçu / CECE - Mestrado Profissional PPGTGS

Reumo

As diretrizes de gestão para a sustentabilidade do negócio perpassam pelo processo para desenvolver as competências para a inovação (KLEEF e ROOME, 2007), ou seja, para um processo de inovação acontecer são necessárias o desenvolvimento de competências tanto individuais quanto organizacionais. As dificuldades não estão no uso de um modelo para gerir as competências, mas consiste na capacidade da organização em aproveitar as competências como fonte para inovação empresarial (ZARIFIAN, 2003).
A Itaipu Binacional é uma usina hidrelétrica do Brasil e Paraguai, a qual possui 20 unidades geradoras instaladas, dezoito são das décadas de 80 e 90 e duas de 2007 (ITAIPU, 2019). A empresa passará por uma atualização tecnológica e o processo demandará de novas competências organizacionais (ITAIPU, 2019). Como o desenvolvimento das competências individuais e organizacionais poderão direcionar com efetividade o processo de atualização tecnológica? O objetivo do estudo é averiguar as competências necessárias para o projeto de atualização tecnológica da Itaipu Binacional.
As competências estão relacionadas às capacidades que o ser humano tem em desenvolver determinada atividade, para isso é necessário que as organizações realizem uma gestão sobre as competências levando a organização ao alcance dos objetivos estratégicos. A inovação pode ser radical, mudando o mercado, ou incremental, melhorando produtos e processos. A relação entre inovação e competências é bidirecional, onde no processo de inovação há modificações nas competências organizacionais e os empregados podem contribuir, a partir de suas competências, no processo de inovação.
A abordagem utilizada neste estudo consistiu em uma pesquisa descritiva através de uma abordagem qualitativa. Tem como instrumento de coleta a pesquisa documental e a realização de entrevistas semiestruturadas, no mês de abril de 2016, com os gestores da área da Atualização Tecnológica e de Gestão de Competências da Itaipu, através da amostra não probabilística por conveniência.
Os resultados foram apresentados em uma estrutura composta de três divisões que correspondem às informações gerais do projeto da atualização tecnológica de Itaipu, o entendimento sobre Competências na Itaipu e, por fim, as competências necessárias e as ações de recursos humanos que serão tomadas como medida de apoiar o projeto de atualização tecnológica, sempre orientados por diretrizes empresariais.
Conclui-se que os aspectos de gestão do projeto será o maior desafio, maior inclusive que os aspectos técnicos, onde toda estrutura analógica montada será modificada para digital, com isso as competências necessárias estão atreladas à gestão, tais como de trabalho em equipe, negociação, articulação, gestão de conflitos, visão sistêmica, liderança e influência social. Gerando oportunidades de aprendizado tanto técnico quanto conceitual para todas as empresas envolvidas neste processo.
ITAIPU. Itaipu Binacional. Disponível em: Acesso em: 08 de abril de 2019. KLEEF, J. A. G.; ROOME, N. J. Developing capabilities and competence for sustainable business management as innovation: a research agenda. Journal of Cleaner Production, v. 15, n. 1, p. 38-51, 2007. ZARIFIAN, P. (2003). O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas (1. ed). São Paulo: SENAC.