Resumo

Título do Artigo

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA PARA AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE
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Palavras Chave

Residência
Escala
Educação permanente

Área

Administração Pública

Tema

Gestão em Saúde

Autores

Nome
1 - Adriane Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Escola de Enfermagem
2 - Fernando Coutinho Garcia
FACULDADE NOVOS HORIZONTES (NOVOS HORIZONTES) - curso de mestrado acadêmico em administração
3 - PLÍNIO RAFAEL REIS MONTEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD/UFMG

Reumo

A avaliação e o feedback são componentes fundamentais no processo de aprimoramento da educação do residente, permitindo identificar pontos fortes e fracos do programa e documentar o clima educacional. O presente artigo foi desenhado para cumprir essa finalidade. A busca de instrumentos disponíveis mostrou que os existentes eram direcionados a aspectos específicos como o estresse e qualidade de vida (Butterfield, 1988) e competências (Holt, Miller, & Nasca, 2010).
Como avaliar a qualidade dos programas de residência em saúde é o problema central desta pesquisa. Para responder a essa pergunta o presente estudo foi desenhado tendo como objetivo central descrever os procedimentos de construção e validação da Escala de Avaliação de Programas de Residência em Saúde (APRS). A justifica para a realização do estudo é a sua possibilidade de apontar potencialidades e limitações da educação realizada pelos programas de residência, para oferecer subsídios para a tomada de decisão dos coordenadores e estimular o debate sobre o tema no meio acadêmico.
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma das responsabilidades sanitárias compartilhadas entre os três níveis gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa modalidade de educação as competências dos profissionais devem estar em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, e as ações devem ser desenvolvidas em cenários concretos de prática (Martinez-Silveira & Oddone, 2008, Andrade & Meirelles, 2011). Dentre as modalidades de EPS estão os programas de residências em saúde, desenvolvidos em instituições de saúde universitárias ou não (Martins, 2005).
Para atender ao objetivo da pesquisa foi desenvolvida a Escala de Avaliação de Programas de Residência em Saúde composta por 55 variáveis relacionadas a três construtos: aprendizagem e interações profissionais; desempenho do preceptor; qualidade da programação; e apoio pedagógico. O pré-teste do instrumento foi realizado por meio de entrevista e reflexão falada. Participaram da pesquisa 372 residentes. Para verificar a confiabilidade foram utilizados os indicadores alfa de cronbach e confiabilidade composta, para a avaliação da validade convergente o critério da variância média extraída.
Os três construtos da escala apresentaram validação convergente com AVE foi superior ou igual a 0,40, e alfa de cronbach e confiabilidade composta acima de 0,60, atendendo aos níveis exigidos de confiabilidade. O ajuste da AF se mostrou adequado com medidas de KMO maiores ou iguais a 0,50, e todos os construtos foram unidimensionais pelo critério acceleration factor. Nove itens foram retirados, dos 55 propostos. Na análise descritiva os item valorização do residente, tempo para dedicação aos estudos, valor da bolsa, conforto da sala de descanso obtiveram as menores médias.
Os procedimentos de avaliação da confiabilidade e de validade interna mostraram elevada consistência e adequação das medições realizadas. Não obstante, é importante ressaltar que são necessárias análises de teste-reteste para que confirmação da validade de uma escala. Quanto à validade externa, o estudo obteve uma amostra adequada. Da análise descritiva destaca-se a necessidade de se dar maior atenção ao preparo do preceptor para as atividades de avaliação e feedback, melhorar a infraestrutura pedagógica para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
Dias, E. C. (2015). Condições de trabalho e saúde dos médicos: uma questão negligenciada e um desafio para a Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, 13(2):60-8. Holt, K.D., Miller, R.S., & Nasca, T.J. (2010). Residency programs evaluations of the competencies: data provided to the ACGME about types of assessments used by programs. Journal of Graduate Medical Education, 2(4): 649-655. Lima, P.A.B., & Rozendo, A.A. (2015). Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde, Interface (Botucatu), 19 Supl 1:779-91.