Resumo

Título do Artigo

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PODER DISCIPLINAR NA TOMADA DE DECISÃO DE GESTORES PÚBLICOS EM MINAS GERAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Administração Pública
Poder Disciplinar
Tomada de Decisão

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Ana Luiza Monteiro Bastos Ornellas
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II
2 - HELLEN CORDEIRO ALVES MARQUEZINI
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - PPGA - CAMPUS II
3 - LETICIA JAFAR DA FONSECA
-
4 - Lilian Bambirra de Assis
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - dcsa

Reumo

A decisão tem papel determinístico nos rumos da humanidade, principalmente quando se trata de decisões do âmbito público (SANEMATSU, 2016). Na esfera pública, os servidores como tomadores de decisão precisam analisar diversas possibilidades para posteriormente definir qual caminho seguir, sendo influenciado por uma série de questões. As leis, princípios, regulamentos internos, hierarquia, disciplina e vigilância são exemplos de questões a serem consideradas na tomada de decisão. Sendo o foco deste trabalho discorrer sobre os efeitos dos dispositivos de poder na tomada de decisão.
Este artigo possui o seguinte problema de pesquisa: qual a interferência do poder disciplinar na tomada de decisão de servidores, em cargos de gestão, de instituições públicas? Essa questão norteadora desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: identificar os dispositivos de poder dentro das organizações pesquisadas; apontar aspectos do processo decisório dos servidores púbicos e identificar os efeitos do poder disciplinar sobre a tomada de decisão dos servidores públicos gestores.
O referencial teórico sobre o processo decisório na gestão pública discorre sobre a tomada de decisão no contexto político segundo Carvalho (2013) e Sanematsu (2016), bem como há contribuições sobre gestão pública por Matias-Pereira (2009) e Duarte (1957), já na parte do poder disciplinar o referencial teórico baseia-se, principalmente, nas obras de Foucault, como também há releituras desse autor por Santos (2014), Alcadipani (2002) e Rabinow e Dreyfus (1995).
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de carácter descritivo. Para responder o problema de pesquisa, realizou-se entrevistas semiestruturadas em profundidade com três servidores de cargo de gestão, em instituições públicas da região metropolitana de Belo Horizonte. Na análise de dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo.
Inicialmente, discorreu-se sobre o conceito de poder para depois levantar alguns imperativos sobre a conduta e tomada de decisão dos gestores públicos. Pode-se verificar, principalmente, a questão do ordenamento no setor público, a supremacia do bem comum e o imperativo da lei como fontes de influência na tomada de decisão dos servidores e, por fim, levantou-se as percepções relacionadas ao controle disciplinar.
Percebeu-se que a tomada de decisão no âmbito público possui suas particularidades, principalmente, pelo imperativo da lei. Viu-se ainda vestígios de influência no processo decisório dos servidores devido à regulamentação do serviço público e a utilização de dispositivos de poder.
SANEMATSU, C. R. O processo de tomada de decisões no âmbito da Administração Pública: reflexões teórico-empíricas sob a perspectiva da Teoria da Decisão e da Teoria dos Jogos. Paraná. I Congresso Nacional de Mestrados Profissionais em Administração Pública: PROFIAB, 2016.