Resumo

Título do Artigo

Teorias aplicadas ao franchising: um estudo de caso pré franqueamento
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Palavras Chave

Franquias
Modelos de negócio
Franqueabilidade de negócios próprios

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Economia de Empresas

Autores

Nome
1 - Matheus Dermonde Goncalves
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
2 - Renato de Castro Garcia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Instituto de Economia

Reumo

O setor de franquias vem crescendo cada vez mais no Brasil, sendo o segmento de alimentação o mais relevante. A cidade de Campinas destaca-se nacionalmente no contexto de criação de franquias. A delimitação do objeto de estudo, o Fast-Casual Mexicano, foi feita com base nos seguintes critérios: estabelecimento alimentício; com funcionamento unicamente através de unidades próprias, mas com perspectiva de franqueamento; originário do município de Campinas. As três teorias mais utilizadas no contexto do franchising são: Teoria da Escassez de Recursos, Teoria da Agência e Teoria Institucional.
A literatura sobre franqueamento foca na decisão de um negócio que já opera com franquias. Existe uma lacuna na compreensão dos fatores direcionadores da decisão de franquear prévios ao início da operação. O objetivo deste trabalho é analisar as motivações que levaram um Fast-Casual Mexicano a adotar uma perspectiva de franqueamento, bem como qual estratégia será adotada após a mudança de modelo de negócio. Tem-se como problema: a Teoria da Escassez de Recursos, a Teoria da Agência e a Teoria Institucional explicam a decisão de franqueamento e a estratégia planejada do Fast-Casual Mexicano?
Aspectos como captação de recursos e economias de escala são os principais motivadores da decisão de franqueamento à luz da Teoria de Escassez de Recursos (TER) (OXENFELDT; KELLY, 1969; DIAZ-BERNARDO, 2012). Para Teoria da Agência (TA), redução dos custos de monitoramento, maior motivação dos franqueados e conhecimento local são aspectos preponderante (RUBIN 1978; GILLIS; CASTROGIOVANNI, 2012). Já a Teoria Institucional (TI) baseia-se na utilização de formas híbridas (franquias e unidades próprias) como forma de manutenção de valor de uma marca (LAFONTAINE; SHAW, 2001; SILVA; AZEVEDO, 2012).
Trata-se de um trabalho qualitativo que tem como método utilizado o estudo de caso único. Com relação à coleta de informações, foi feita uma pesquisa documental em sites de notícias da região, bem como nas redes sociais da marca. Além disso, foi realizada uma entrevista presencial com um dos proprietários-gestores da marca. Tal entrevista foi estruturada por um roteiro contendo um conjunto estabelecido de perguntas. A análise das respostas foi conduzida através de proposições teóricas oriundas das três teorias apresentadas.
A primeira expansão do Fast-Casual Mexicano foi através de uma unidade própria também na cidade de Campinas, conflitando com a TER e convergindo com a TA e TI. A expansão no curto prazo envolve a abertura de duas unidades em São Paulo e mais uma em Campinas, sendo uma delas franquia, existe portanto conflito com a TER, convergência parcial com a TA e convergência com a TI. Para o longo prazo (10 anos), estima-se a abertura de 100 unidades, algumas delas franquias, este aspecto converge com TA e TI. Por fim, a necessidade de implementação de mecanismos de controle conflita com a TA.
A TI foi a que mais apresentou aspectos compatíveis à trajetória e aos planos futuros. Entretanto, esta Teoria não apresenta uma motivação para o franchising, mas sim elementos de seu funcionamento. Com relação aos aspectos relacionados à decisão de franqueamento, tanto a TER, como a TA apresentam elementos em conformidade e dissonância. A abertura da segunda unidade própria faz com que a TA seja apontada como a que mais apresenta elementos relacionados à decisão de franqueamento, uma vez que o preceito básico da TER é a necessidade de franqueamento neste primeiro momento de expansão.
GILLIS, William; CASTROGIOVANNI, Gary J. The franchising business model: an entrepreneurial growth alternative. International Entrepreneurship and Management Journal, v. 8, n. 1, p. 75-98, 2012; DIAZ-BERNARDO, Ramon. An analysis of three confronting theories to explain franchising supply. Journal of Business & Economics Research (Online), v. 10, n. 3, p. 167, 2012.; SILVA, Vivian Lara dos Santos; AZEVEDO, Paulo Furquim de. Teoria e Prática do Franchising: Estratégia e organização de redes de franquias. 2012.