Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO SOCIAL PARA A PROMOÇÃO DO CONSUMO SUSTENTÁVEL: A PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK A PARTIR DE UMA PESQUISA COM ESPECIALISTAS BRASILEIROS
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Palavras Chave

Inovação Social.
Consumo Sustentável.
Framework.

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Angélica Catarine da Mota Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Campina Grande-Paraíba
2 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
3 - Suzanne Érica Nóbrega Correia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Reumo

Diante das problemáticas atuais que a sociedade enfrenta, torna-se importante identificar meios de promover o consumo sustentável, dentre as quais se inserem as novas configurações sociais, denominadas como iniciativas de Inovação Social para satisfação de necessidades sociais, o que inclui o consumo. A inovação social pode ser considerada como uma das possibilidades para a promoção do consumo sustentável, porque a comunidade deixa de ser passiva no mercado convencional e torna-se co-produtora de bens e serviços com melhores condições de vida aproveitando as potencialidades do contexto.
Na literatura, observa-se vários modelos de análise da inovação social, com uma abordagem mais ampla e generalista, que estão em crescente desenvolvimento nos últimos anos. No entanto, abordam contextos internacionais que possuem particularidades específicas e com dimensões que precisam ser adaptadas à realidade brasileira. Além disso, encontrou-se como gap de pesquisa, o estudo da inovação social a partir da perspectiva do consumo sustentável. O estudo teve como objetivo validar um framework com os elementos da inovação social que podem contribuir para promoção do consumo sustentável.
A inovação social pode promover o consumo sustentável por meio de transformação de práticas de consumo (JAEGER-ERBEN, RÜCKERT-JOHN, SCHÄFER, 2015; OLIVEIRA; CORREIA; GOMEZ, 2018a RÜCKERT-JOHN et al., 2016), visto que refere-se ao processo de desenvolver e implementar novas ideias de produtos, serviços e modelos para atender às demandas sociais, melhorar o bem-estar humano e aumentar a capacidade dos indivíduos de agir na sociedade (BEPA, 2011; HOWALDT; SCHWARZ, 2016; MURRAY; CAULIER-GRICE; MULGAN, 2010).
A pesquisa realizada é de caráter exploratório, com a abordagem qualitativa. Foi conduzido um grupo focal com especialistas brasileiros, tanto acadêmicos quanto praticantes da área. A técnica de Focus Group foi escolhida para auxiliar na construção de um framework que apresente a relação da inovação social e o consumo sustentável, tendo em vista que carece de estudos que abordem a inovação social como uma das possibilidades de promoção de consumo sustentável. Os resultados foram qualitativamente categorizados e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo.
As dimensões do framework com os elementos da inovação social que podem contribuir para promoção do consumo sustentável são: Atores sociais são os que iniciam todo o processo, protagonistas e agentes de mudança social. A Inovação consiste no grau de mudança que é introduzido através de novas formas de produção e consumo. A Mudança Cultural e Social engloba mudanças para estilos de vida mais sustentáveis. A Transformação Social consiste nas mudanças nas estruturas e práticas sociais que implica uma nova visão, uma nova forma de ver e solucionar problemas.
A inovação social pode contribuir para o consumo sustentável através dos seguintes elementos: Atores, Inovação, Mudança Cultural e Social e Transformação Social. As contribuições dos especialistas foram cruciais para a compreensão de novos elementos da inovação social e suas relações com a promoção do consumo sustentável. Podendo, como sugestão para outras pesquisas, validá-lo em um contexto organizacional, desde que com as devidas adaptações e mantidas as principais dimensões e categorias de análise.
JAEGER-ERBEN, M., RÜCKERT-JOHN, J., & SCHÄFER, M. (2015). Sustainable consumption through social innovation: a typology of innovations for sustainable consumption practices. Journal of Cleaner Production, 108, 784-798. OLIVEIRA, V.; CORREIA, S. E.; GOMEZ, C. R. Inovações Sociais como Meio de Promoção do Consumo Sustentável: Possibilidades e Desafios. Desenvolvimento em Questão, v. 16, n. 44, p. 383-416, 8 ago. 2018a. RÜCKERT-JOHN, J. et al. Nachhaltiger Konsum durch soziale Innovationen–Konzepte und Praxis. Forschungsbericht im Auftrag des Umweltbundesamtes, Berlin, 2016.