Resumo

Título do Artigo

PROCESSO DE CRIAÇÃO DE EMPRESAS AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE TURISMO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo Sustentável
Processo Empreendedor
Processo Empreendedor Sustentável

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Joyce Aparecida Ramos dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - CEPPAD UFPR
2 - Rivanda Meira Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Programa de Pós Graduação em Administração

Reumo

O processo empreendedor é apontado na literatura de empreendedorismo convencional como ponto central para compreensão do campo, ocasionando um alto número de estudos buscando explicar como tal fenômeno se desenvolve. Entretanto, o fato de existir um cenário propício à criação de negócios sustentáveis (Urbaniec, 2018) foi insuficiente para fazer com o mesmo ocorra no campo do empreendedorismo sustentável, cuja literatura a respeito do assunto é escassa até o momento (Belz & Binder, 2017), sendo ainda inexistente para a tipologia específica de empreendedorismo sustentável ambiental.
“Como ocorre o processo de criação de pequenas empresas ambientalmente sustentáveis no setor de turismo?” Compreender como ocorre o processo de criação de pequenas empresas ambientalmente sustentáveis no setor de turismo.
Empreendedorismo Sustentável (ES) é uma atividade que em sua essência, ocupa-se pela busca de uma integração benéfica em vertentes ambientais, sociais e econômicas dentro do contexto organizacional (Muñoz & Cohen, 2018). O processo que dá origem a tais empreendimentos é conhecido como processo de criação sustentável aqui adotada (Belz & Binder, 2017) e apresentada uma literatura escassa no campo de ES, sendo inexistente para a tipologia de empreendedorismo sustentável ambiental.
Estudo de natureza qualitativa com propósito exploratório e descritivo. A estratégia utilizada foi o estudo de caso único. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e análise de documentos. O software Atlas. TI foi utilizada para organização e categorização dos dados. Por fim, foi empregada a técnica de análise de conteúdo.
Todas as fases propostas no modelo conceitual foram identificadas no processo de criação do empreendimento ambientalmente sustentável participante do estudo. Entretanto, a recursividade entre as atividades que compõem cada fase também foi vislumbrada, corroborando com estudos anteriores que versam à respeito da possiblidade de não linearidade em modelos por etapas.
O presente estudo permitiu lançar luz a respeito de fases e atividades que permeiam a criação de empreendimentos ambientalmente sustentáveis. Dada à importância do tópico processo empreendedor para o campo do empreendedorismo (Moroz & Hindle, 2012), trazê-lo para o contexto específico do empreendedorismo sustentável ambiental um esforço relevante a ser desempenhado por pesquisadores interessados na temática.
Belz, F. M., & Binder, J. K. (2017). Sustainable entrepreneurship: A convergent process model. Business Strategy and the Environment, 26(1). Moroz, P. W., & Hindle, K. (2012). Entrepreneurship as a process: Toward harmonizing multiple perspectives. Entrepreneurship Theory and Practice, 36(4). Muñoz, P., & Cohen, B. (2018). Sustainable entrepreneurship research: Taking stock and looking ahead. Business Strategy and the Environment, 27(3). Urbaniec, M. (2018). Sustainable entrepreneurship: innovation-related activities in European enterprises. Polish Journal of Environmental Studies, 27(4).