Resumo

Título do Artigo

INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE ORGANIZAÇÕES COMPLEXAS: DA ACADEMIA À PRÁTICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Instrumento de Diagnóstico
Sistema de Produção
Organizações Complexas

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Pedro Primo Bristot
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Angélica Pott de Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Emiliana Margotti
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PPGA
4 - Rolf Hermann Erdmann
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis

Reumo

Com o objetivo de desenvolver um instrumento que visa avaliar, diagnosticar e auxiliar à tomada de decisão em sistemas de produção, por meio de uma perspectiva complexa, diversos trabalhos vêm sendo desenvolvidos. Com uma ferramenta de diagnóstico robusta é possível aumentar desempenho da produção, não apenas em organizações industriais mas em setores como educação e saúde.
Nos últimos onze anos pesquisadores vêm trabalhando em pesquisas para consolidação de um instrumento de diagnóstico da produção em organizações complexas. A concepção desta ferramenta iniciou em 2008 e se apresenta hoje como robusta e confiável, estando disponível on-line em um website deixando de estar apenas em trabalhos acadêmicos trazendo uma contribuição social aos empresários interessados. Nesta plataforma congrega-se boa parte dos trabalhos realizados nestes mais de onze anos de pesquisas relacionadas ao tema.
Com uma base teórica sólida e diversos testes empíricos, o instrumento de diagnóstico mostrou-se uma ferramenta útil e efetiva para análise do sistema produtivo. No entanto, seus instrumentos de aplicação e análise, compostos por formulários específicos para cada tipo de organização estudada, eram espalhados em diversos trabalhos acadêmicos, o que dificultava a sua aplicação tanto como ferramenta de pesquisa, quanto ferramenta aplicada. Neste intuito, este trabalho visa apresentar uma tecnologia de diagnóstico da produção desenvolvida com base no histórico de trabalhos desenvolvidos com o tema
Para o desenvolvimento do sistema de diagnóstico em um ambiente virtual, realizou-se uma pesquisa bibliográfica visando a solução de problemas através de estudos já publicados. Diante disso foi possível catalogar o histórico dos trabalhos que contribuíram para a elaboração da presente ferramenta, bem como os demais estudos que se utilizaram da base teórica em suas aplicações. Assim, identificou-se suas formas de utilização em diferentes contextos organizacionais, suas ferramentas de apoio, o conteúdo dos seus quadros de diagnóstico, os relatórios e gerados e os sistemas de indicadores.
A ferramenta desenvolvida é de fácil manuseio e bastante intuitiva. Ao realizar o login o respondente (empresário/pesquisador/consultor) pode escolher o tipo de organização que adaptará o modelo a necessidade específica do usurário. Em seguida pode preencher tanto a pontuação de cada assertiva, suas evidências, bem como as ideias de melhoria provenientes da discussão. Ao final a ferramenta gera de forma automática um relatório com os resultados obtidos em cada indicador avaliado, ideias de melhorias propostas e resumo de evidências, podendo ser impresso ou salvo em formato eletrônico.
Com a automação do processo de diagnóstico e a possibilidade de integrar em uma única plataforma as diferentes configurações para diferentes tipos de organização, é possível atender a necessidade de profissionais de diversos setores, que buscam a melhoria continua de seu processo produtivo. Outro benefício da plataforma é concentrar em um único local os resultados de diversos diagnósticos e indicadores de desempenho. Isso possibilita o desenvolvimento de benchmarking, comparando organizações do mesmo, ou de setores diferentes, além de manter um histórico das aplicações do diagnóstico.