Resumo

Título do Artigo

Fatores de atração na aquisição de uma franquia em relação às expectativas do relacionamento entre franqueados e franqueadores.
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Palavras Chave

Franquia
fatores de atração
franqueadores

Área

Marketing

Tema

Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Autores

Nome
1 - Aline Crespo dos Reis Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Departamento de Administração
2 - David Garcia Penof
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA (CEUN-IMT) - São Caetano do Sul
3 - SANDRA BERGAMINI LEONARDO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA (CEUN-IMT) - São Caetano do Sul
4 - Denis Donaire
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Stricto Sensu

Reumo

Desde o início do século XX, a franquia vem impactando substancialmente o varejo em todo o mundo, permitindo que pequenas empresas expandam seus negócios (KACKER et al., 2016). Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF, 2017a), o faturamento do setor de franquias no Brasil, no terceiro trimestre de 2017, foi de R$ 41,850 bilhões e o acumulado no período de outubro de 2016 a setembro de 2017 foi de 159,826 bilhões, com um crescimento de 8,2% em relação ao período anterior.
Em meio a este contexto, objetiva-se com este estudo, realizado a partir de uma escala proposta por Dantas, Campos, Pereira Filho e Veiga Neto (2015), avaliar as expectativas de franqueados e de pessoas que pretendem adquirir uma franquia, em relação ao relacionamento com os franqueadores, ou seja, a atratividade dos franqueadores.
Um fluxo crescente de pesquisa em franquias, recentemente chamado de “perspectiva simbiótica” (PERRYMAN; COMBS, 2012) explica como alguns ativos estratégicos são melhor alavancados por meio de uma proporção maior de franqueados enquanto outros obtêm melhores resultados por meio de um maior número de unidades de propriedade da empresa.
Pesquisa quantitativa, realizada por meio de um survey. público pesquisado foram os visitantes de uma feira de franchising, considerada a maior feira de franquias da América Latina, realizada no município de São Paulo, no mês de junho de 2017. Essa feira atrai expositores de franquias de sucesso e que estão em expansão, de toda parte do Brasil.
O resultado obtido corrobora a ideia de Dantas, Campos, Pereira Filho e Veiga Neto (2015) no que se refere às variáveis que geram atratividade pelo franqueador, haja vista que todas são consideradas relevantes para entendimento do construto “Atratividade do franqueador”; entretanto, para esse público pesquisado, estatisticamente, elas se agrupam em termos de intercorrelação em apenas três fatores e não em sete, como previsto no estudo dos autores mencionados.
A pesquisa realizada na Feira de Franchising mostrou que o público frequentador da feira é composto por homens e mulheres, com predominância dos primeiros, na maioria com instrução de nível superior ou pós-graduado e com renda familiar acima de R$9.370,00 para aproximadamente metade dos respondentes. Para o público participante da pesquisa, o maior interesse em visitar a feira foi o desejo de adquirir uma franquia, seguido pela vontade de atualização e acompanhar as novidades.
COMBS, J. G.; KETCHEN, D. J.; SHOOK, C. L.; SHORT, J. C. Antecedents and consequences of franchising: past accomplishments and future challenges. Journal of Management, v. 37, p. 99-126, 2011. DANTAS, M. L. R., CAMPOS, D. F., PEREITA FILHO, E., VEIGA NETO, A. R. Um modelo de avaliação do relacionamento franqueador-franqueado com base nas lacunas da qualidade do serviço: Um estudo de caso em uma rede do setor farmacêutico/A model of evaluation of the franchisor-franchisee relationship based on the gaps of the se. RACE-Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 14, n. 2, 2015.