Resumo

Título do Artigo

A CARREIRA CONTINUA: A PERCEPÇÃO DE EX-ATLETAS SOBRE A VIDA APÓS AS COMPETIÇÕES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Carreiras
Esporte
Transição

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Eliza Pinto Narciso Saltarelli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - PPGA
2 - Denise Aparecida Hipólito Borges
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia/Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Mônica Carvalho Alves Cappelle
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - dae

Reumo

A carreira no esporte pode ser compreendida como a ocupação em atividades esportivas realizadas de maneira prática e constante ao longo da vida com o objetivo de alcançar altos níveis de desempenho e tem como especificidade o início e a aposentadoria sendo a última compreendida aqui como transição.Assim, considerando a aposentadoria como um processo marcante na vida dos atletas de alto rendimento simbolizando a transição de uma fase do esporte para outra, que envolve mudança e não finalização, desenvolveu-se o presente estudo.
O estudo foi conduzido com o intuito de responder a seguinte questão de pesquisa: Como é feita a transição da carreira esportiva do atleta após a atuação no alto rendimento? O objetivo central foi compreender como ocorre o processo de transição de carreira de atletas de alto rendimento. De maneira específica objetivou-se: Identificar se houve planejamento sobre o momento de transição na carreira do atleta; Conhecer as motivações e influências da escolha de encerrar a carreira de competições; Compreender como o ex-atleta entende o momento pós-transição.
A carreira esportiva pode ser considerada como a ocupação em atividades esportivas realizadas ao longo da vida de um atleta com o objetivo de alcançar altos níveis de desempenho em eventos esportivos. Esta carreira é construída desde o inicio da prática esportiva e segue até a aposentadoria como atleta (SANTOS e ALEXANDRINO, 2015; TENENBAUM e KLUND, 2007).Apesar deste momento ser tratado como o fim da carreira esportiva e a possibilidade de início de uma nova atividade (MACIEL,2015; FERREIRA JUNIOR e RUBIO, 2017), argumenta-se que este momento é de mudança e transição e não de finalização.
A pesquisa tem caráter exploratório. Os atores de pesquisa foram selecionados a partir dos seguintes critérios: são atletas que já interromperam suas participações em competições esportivas de alto rendimento e atuaram em modalidades de esporte coletivo. Foram realizadas dez entrevistas a partir de um roteiro semi-estruturado. O corpus de pesquisa foi construído a partir da transcrição das entrevistas na íntegra, as quais foram gravadas. O material coletado foi explorado a partir da técnica de análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011) para a análise temática.
Para a primeira categoria "Planejando a transição"há um consenso de que as ações sobre o momento da transição não são planejadas. Na segunda sobre o "Contexto de transição: motivações e influências" percebeu-se que o desgaste físico e as lesões são os principais motivos que levam o atleta a interromper o alto rendimento e passar para a transição. E para a terceira categoria, "Momento pós-transição" verificou-se que os ex-atletas encaram esse momento como uma nova oportunidade para continuar atuando profissionalmente e contribuindo com seus conhecimentos e experiências no esporte.
Os achados desta investigação mostram que a transição não é vista como um fim da carreira, mas ao contrário disso o momento pós-transição é vislumbrado como novas possibilidades de continuar se dedicando ao esporte de maneira diferente. Muitos relataram esse período como um momento difícil, porém, de grande reflexão, de renascimento e de redescoberta, confirmando a tese proposta neste estudo.
BARDIN, Laurence. pp. 280. Análise de conteúdo, v. 70, 2011. CAMPOS, R. C.; CAPPELLE, M. C. A.; MACIEL, L. H. R. Carreira Esportiva: O Esporte de Alto Rendimento como Trabalho, Profissão e Carreira. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 18, n. 1, p. 31-41, 2017. CARVALHO, F. A. P.; BRITO, V. G. B.; BRITO, M. J.; PAIVA, A. L. Expressões metafóricas sobre carreira: perspectivas e procedimentos de análise. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 16, n. 2, p. 219-229, 2015.