Resumo

Título do Artigo

PARADIGMAS, MINDSET E QUEBRA-CABEÇAS: proposta de nova organização conceitual, de nova metáfora e de uma dinâmica de aprendizagem
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Palavras Chave

Paradigmas
Mindset
Quebra-Cabeças

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Roberto Patrus
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - ppga
2 - Thiara Martins Rodrigues
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Laila Lidiane da Costa Galvão
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - PPGA - Programa de Pós Graduação em Administração
4 - Marco Antônio Machado
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Reumo

O conhecimento fica obsoleto numa velocidade impressionante. Em plena 4ª Revolução Industrial, a mudança de “mindset” (Dweck, 2017), tão importante para a aprendizagem, nem sempre é objeto da formação dos administradores. É preciso formar, mobilizando a emoção para que se dê o processo de desaprendizagem e reaprendizagem. Contrariando Kuhn (1996a, 1996b, 1996c), cremos que a história da ciência se dá por continuidade e descontinuidade e propomos a dinâmica do Tangram como didática condutora do debate sobre o conceito de paradigma e estímulo à abertura para mudanças de mindset.
Como sensibilizar educadores e alunos para a mudança de mindset, através do conceito de paradigma e compreensão da estrutura das revoluções científicas? O triplo objetivo deste ensaio é, ao revisitar o pensamento de Kuhn (1996a, 1996b, 1996c), apresentar uma nova concepção de paradigma, uma nova metáfora para a compreensão da estrutura das revoluções científicas: o Tangram como uma dinâmica para ser utilizada em sala de aula, com a finalidade didática de problematizar esse conteúdo.
Conceito apresentado originalmente em 1962 em The Structure of Scientific Revolutions (Kuhn, 1996b), paradigma é a base do que Kuhn chama de ciência normal, cuja prática compara à montagem de um puzzle, em que a solução já é esperada. Se a ciência normal é um trabalho de aperfeiçoamento do paradigma cujas promessas procura realizar, ela assume caráter dedutivo em que a característica básica é não procurar as novidades. Nessa perspectiva, o paradigma tende a dificultar a mudança de mindset, tão importante no contexto da revolução digital que vivemos. Revisitá-lo se faz importante neste mister.
Propomos nova categorização do conceito de paradigma e nova metáfora, o Tangram, que gera uma concepção mais aberta da ciência sem perder a riqueza da imagem de um jogo. Objetivamos demonstrar que o paradigma como modelo pode ser modificado sem alterar o seu suposto filosófico, que um novo modelo científico pode surgir por novas forma de organização dos mesmos dados, e que o paradigma pessoal interfere no modo de fazer ciência e no grau de abertura a novidades. Uma dinâmica é proposta para uso em sala de aula ou empresas, com o propósito de possibilitar a experiência desses objetivos.
A nova conceituação de paradigma proposta é útil para destacar a importância da abertura para a novidade na construção de um growth mindset (Dweck, 2017). A dinâmica do Tangram tem mostrado que os participantes tendem a utilizar somente a face colorida das peças, o que faz com que figuras sejam montadas de forma equivocada. Assim, este ensaio oferece uma nova proposta conceitual de paradigma e uma experiência para demonstrar os limites do mindset do pesquisador e a proposição de que a ciência se desenvolve por continuidade e descontinuidade, reforçando a contribuição teórica apresentada.
Dweck, C. (2017). Mindset: a nova psicologia do sucesso. Objetiva. KUHN, T. (1996a). The structure of scientific revolutions. 3.ed. Chicago: The University of Chicago Press. Kuhn, T.(1996b). La tensión esencial: estudios selectos sobre la tradición y el cambio en el ámbito de la ciencia. México: Fondo de Cultura Económica. Kuhn, T. (1996c). Algo más sobre los paradigmas. In: La tensión esencial: estudos selectos sobre la tradición y el cambio en el ámbito de la ciencia. México. Fondo de Cultura Economica. p.290-316.