Resumo

Título do Artigo

CONSUMO SUSTENTÁVEL: PANORAMA RECENTE DA DISCUSSÃO INTERNACIONAL E A PROPOSIÇÃO DE UM CONCEITO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

CONSUMO SUSTENTÁVEL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONSUMO VERDE

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - LUISE BITTENCOURT PERES
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento - RS
2 - Bruna Coradini Nader Adam
-
3 - Debora Nayar Hoff
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento

Reumo

É recente a discussão sobre desenvolvimento sustentável, a primeira definição para o conceito se encontra no relatório Brundtland (1987), é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades. Neste contexto do desenvolvimento sustentável, está inserida a ideia de consumo sustentável, na medida em que importa às futuras gerações a forma como estão sendo transformados e consumidos os recursos naturais na atualidade.
As discussões ocorridas desde a conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (UNEP, 2010), o encontro dos líderes mundiais em Joanesburgo para assinarem o Plano de Implementaçao da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável e a Rio + 20 (2012) estão reforçando a importância do consumo sustentável. Neste sentido, buscou-se estabelecer um panorama recente da discussão internacional sobre o consumo sustentável, demonstrando os conceitos utilizados sobre o tema para, ao final, propor uma definição de consumo sustentável.
O surgimento recente do debate sobre políticas ambientais baseada no consumo sustentável, de acordo com Murphy e Cohen (2001), representa uma tentativa de superar décadas de negação dos problemas ambientais, sendo assim uma tarefa desafiadora. É atribuída a Withers, em 1920, a primeira menção à questão do consumo sustentável e da responsabilidade do consumidor. Para ele, a maneira com que a sociedade gasta seu dinheiro é relacionada em como ela é influenciada pelo hábito e não por seus próprios desejos e demandas, mas pelas demandas do grupo na qual está inserida (WITHERS, 1920).
Propõe-se uma abordagem qualitativa, sendo utilizado o método bibliográfico com técnica de coleta de dados por meio de documentos. Para tanto, foram consultadas as bases de dados internacionais disponibilizadas pelo Scopus e Web of Science, utilizando-se a palavra-chave sustainable consumption e green consumption com o objetivo de localizar as publicações internacionais que abordam o assunto, através dos filtros “relevância” e “citações” e selecionados doze documentos.
O consumo sustentável é abordado sob diversos aspectos, levando em consideração, por exemplo: i) o ato da compra de mercadorias em si; ii) os valores que orientam as decisões dos consumidores e as preocupações com o futuro e com as próximas gerações; iii) a busca por informações sobre a produção e as próprias mercadorias, a utilização dos recursos naturais na produção, assim como a consciência sobre o descarte, reciclagem e reutilização; iv) a rejeição da ideia do consumismo exacerbado e reflexão sobre a função social e cultural do consumo.
As publicações analisadas neste artigo demonstraram que há bastante diversidade no que se refere aos objetivos de pesquisa, notadamente pelo fato do tema “consumo sustentável” ser uma temática do interesse de áreas diferentes. Percebeu-se que a temática do consumo sustentável é complexa, tanto por envolver aspectos bastante variados de pesquisa (mais focados no consumidor, ou em políticas públicas, ou em ações macroeconômicas, ou em questões éticas, por exemplo), como por se tratar de um tema incontestavelmente urgente do ponto de vista ambiental.
BLOWFIELD, M. Business and Sustainability, Oxford University Press: Oxford, 2013. MURPHY, J.; COHEN, M. Sustainable Consumption. Evironmental Policy and the Social Sciences. V. 1, p. 225-240, 2001. RIO+20. Relatório Rio+20: o modelo brasileiro. Comitê Nacional de Organização da Rio+20. Fundação Alexandre Gusmão, Brasília: 2010. UNEP. ABC OF SCP: clarifying concepts on sustainable consumption and production. United Nations Environment Programme: UNITED NATIONS, 2010. WHITHERS, H. The Consumer's Responsibility. American Academy of Political and Social Science. V. 87, p. 225-232, 1920.