Resumo

Título do Artigo

LABORATÓRIO DE GESTÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA COM O PROKNOW-C
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Laboratório de gestão
análise bibliométrica
ProKnow-C

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Pedro Primo Bristot
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Angélica Pott de Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Emiliana Margotti
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PPGA
4 - Rolf Hermann Erdmann
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis

Reumo

O volume de estudantes em cursos de graduação de administração no Brasil tem se mostrado representativo, o que tem despertado o interesse em melhores formas de ensino visando desenvolver uma melhor aprendizagem dos estudantes. Para impulsionar o engajamento e a motivação dos alunos, diversos autores explanam sobre o crescente uso de jogos e simulações, bem como sua importância como ferramentas de ensino, aprendizagem e pesquisa. O termo “laboratório de gestão” foi cunhado por Sauaia (2010) como a associação de simuladores organizacionais, jogos de empresas e pesquisa aplicada.
QP: Quais são as principais características das publicações acerca de ambientes que suportam o conceito de laboratório de gestão? Problema de Pesquisa: Explorar a literatura acerca do tema, visando identificar trabalhos que auxiliem na concepção de um ambiente que suporte o conceito de laboratório de gestão através de um levantamento bibliométrico.
Como arcabouço teórico, discorre-se acerca das dificuldades no aprendizado, especialmente no ensino de administração, importância do ambiente de aprendizado, e da utilização de ferramentas de simulação no ensino, além do panorama da adoção de jogos de empresas como ambientes laboratoriais para pesquisa experimental nas áreas de economia, estratégia e organizações.
Destaca-se variação no volume de artigos publicados nos últimos anos, concentração das publicações em periódicos especializados no tema como por exemplo o Computers and Education e a Simulation and Gaming. Quanto à análise de autores, o processo de análise de referências bibliográficas do portfólio final evidenciou as contribuições de Faria, Kolb, Lainema e Sauaia para o tema estudado. Como última análise, o presente artigo evidencia Sauaia com um dos principais pesquisadores brasileiros sobre o tema, com diversos trabalhos acerca da temática, cunhando o termo laboratório de gestão.
Observou-se que o tema é em grande medida relacionado ao desenvolvimento de aprendizagem e ambientes de simulação de negócios. Os resultados apontam para a importância de ambientes orientados para a aprendizagem vivencial através de simulação.
LACERDA, R. T. de O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. A performance measurement framework in portfolio management. Management Decision, v. 49, n. 4, p.648-668. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/00251741111126530. SAUAIA, A. C. A. Laboratório de Gestão: Simulador Organizacional, Jogo de Empresas e Pesquisa Aplicada. 2. ed. Barueri: Manole, 2010. KOLB, D. A. Experiential learning: Experience as the source of learning and development. 1984, Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.