Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação
Sustentabilidade
Desempenho Sustentável

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Marcos Roberto Kuhl
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz
2 - Carlos Alberto Kuhl
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO - Guarapuava

Reumo

A inovação é um dos principais elementos impulsionadores do crescimento econômico, da prosperidade das organizações e da obtenção de vantagem competitiva e, neste contexto, também é um dos principais elementos impulsionadores do desempenho sustentável. Alguns estudos tratam da relação entre a inovação e a sustentabilidade ou com o desempenho sustentável, no entanto, não se identificou estudos que tratem efetivamente da verificação da influência da inovação sobre o desempenho sustentável, considerando suas três principais dimensões: econômica; social e; ambiental.
Considerando que nos estudos identificados o foco estava apenas na relação entre inovação e sustentabilidade, ou desempenho sustentável, mas sem verificar a influência ou impacto daquela sobre estas, propõe-se que a questão que norteará este estudo pode ser descrita como: Qual o grau a influência da inovação sobre o desempenho sustentável? Desta forma, o objetivo deste estudo consiste identificar e analisar a influência inovação sobre o desempenho sustentável, em suas três dimensões básicas: econômica; social e; ambiental.
A fundamentação teórica está alicerçada na inovação (SCHUMPETER, 1997; TUSHMAN; O’REILLY III, 1997; HENDERSON; CLARK, 2001; CHRISTENSEN; RAYNOR, 2003; WAN; ONG; LEE, 2005; OCDE, 2005; BARBIERI, 2007; KLEMENT, 2007; DAVILA; EPSTEIN; SHELTON, 2007; ZILBER; PEREZ; LEX, 2009; IBGE, 2016, dentre outros), e na sustentabilidade e desempenho sustentável (SACHS, 1993; FABER; JORNA; ENGELEN, 2005; CANELAS, 2005; BLACKBURN, 2007; RABELO; LIMA, 2007; JABARREN, 2008; BESSANT; TIDD, 2009; BARBIERI et al., 2010; SCANDELARI, 2011; GOMIS et al., 2011; ELKINGTON, 2012, dentre outros).
Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e analítico, com coleta de dados por meio de questionário estruturado com questões em escala de 5 pontos, formulada a partir da literatura pesquisada. A coleta foi realizada junto a indústria brasileira extrativa e de transformação, sendo que a amostra é composta por 254 questionários válidos. As análises consistem inicialmente da Estatística Descritiva, com confirmação da consistência interna a partir do Alfa de Cronbach, e por fim pela Análise de Regressão Linear Múltipla. As análises foram viabilizadas pelo software SPSS®.
Os resultados iniciais indicam a consistência interna dos construtos utilizados como variáveis dependentes na Análise de Regressão Linear Múltipla (desempenho econômico, desempenho social, desempenho ambiental e desempenho sustentável), sendo que os 4 modelos resultantes foram avaliados a partir da inserção de 5 variáveis independentes oriundas dos tipos e intensidade da inovação desenvolvida e/ou implementada. Todos os modelos foram consistentes e em todos 3 das 5 variáveis se mostraram estatisticamente significativas na explicação do desempenho sustentável (geral e nas 3 dimensões).
Os resultados indicam a influência da inovação sobre o desempenho sustentável geral e em suas 3 dimensões, especialmente quando considerada a inovação organizacional (aparece em todos os modelos) e a inovação radical em produto e inovação incremental em processo (aparece em 3 dos 4 modelos). Também se verificou que o porte (como variável de controle) é significante na composição dos modelos. Assim, conclui-se que efetivamente a inovação é um fator que impacta na no desempenho sustentável, explicando a variação deste em aproximadamente 32%, quando considerado o desempenho global.
GARCIA, S.M. et al. Tecnologías de la información e influencia en la aplicación de los principios de innovación. Mercados y Negocios, v. 1, n. 37, 2018. KUHL, M.R. Interdependência entre a colaboração para inovação e o desempenho sustentável na indústria brasileira de eletroeletrônicos. Tese, UFPR: Curitiba, 2012. SCANDELARI, V.R.N. Inovação e Sustentabilidade: Ambidestralidade e Desempenho Sustentável na Indústria Eletroeletrônica. Tese. UFPR, Curitiba, 2011. SCHUMPETER, J.A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, [...]. São Paulo: Nova Cultural, 1997.