Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE LIDERANÇA: OS CAMINHOS PERCORRIDOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Liderança
Produção Acadêmica
Bibliométrica

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Luiz Henrique da Silva
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
2 - Christiane Mendes Drozdek Pereira
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BIGUAÇU
3 - Tatiana Ghedine
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Escola de Negócios

Reumo

Análises de produções científicas sobre campos ou áreas de conhecimentos costumam ter como objeto de pesquisa a própria literatura já produzida. Neste tipo de investigação busca-se levantar informações sobre o desenvolvimento do campo, paradigmas, perfil de atuação e interação dos agentes envolvidos na produção e disseminação do conhecimento, entre outros pontos (Santos & Kobashi, 2009; Turano & Cavazotte, 2016). Desta forma, nos últimos anos observa-se que os estudos bibliométricos na área de Administração tomaram-se cada vez mais recorrentes.
Em uma pesquisa preliminar realizada na base de dados SPELL, constatou-se haver poucas pesquisas apresentando um estudo bibliométrico sobre liderança realizado com base em pesquisas brasileiras e nenhuma retratando exclusivamente os anais do EnANPAD e do SemeAD, foco deste artigo. Assim, espera-se contribuir, de forma teórica e bibliométrica, para o debate sobre o tema liderança, tendo como objetivo analisar a pesquisa científica sobre liderança publicada nos anais do EnANPAD e do SemeAD no período de 2014 a 2018.
A definição do conceito de liderança é considerada arbitrária e subjetiva, não existindo uma única definição correta que absorva a sua essência (Yukl, 2013). Essa dificuldade em identificá-la como uma única definição é explicada pelo fato do conceito de liderança estar em um contínuo processo de transformação (Day & Harrison, 2007), variando de acordo com a abordagem ou corrente adotada, em função do enfoque estabelecido pela linha de estudo dos pesquisadores (Campos et al., 2013), e pelas perspectivas individuais e seus aspectos de interesse (Yukl, 2013).
Este estudo classifica-se como quantitativo e descritivo. Para realizar a análise dos dados, foi utilizado o estudo bibliométrico com foco em análise de conteúdo. Utilizou-se publicações apenas das divisões acadêmicas de Gestão de Pessoas nos anais do EnANPAD e SemeAD entre os anos de 2014 a 2018. Dessa forma, o total final de artigos nos anais do EnANPAD foi de 28 artigos e nos anais do SemeAD foi de 33 artigos, totalizando uma amostra de 61 artigos que apresentavam discussão temática sobre Liderança, os quais foram utilizados para análise desta pesquisa.
No EnANPAD houve a predominância de pesquisas empíricas, descritivas, quantitativas e surveys, utilizando-se de questionários. As teorias mais abordadas foram a Transformacional e Transacional, e as obras mais referenciadas são de autores internacionais. O SemeAD demonstrou a proeminência de pesquisas empíricas, descritivas, qualitativas e quantitativas em igualdade, e surveys, utilizando-se de questionários e entrevistas. As teorias mais abordadas foram a Espiritual e Transacional, e as obras mais referenciadas são predominantes de obras em língua portuguesa.
De uma forma geral, observou-se um desequilíbrio em relação as publicações sobre a temática da liderança na divisão de Gestão de Pessoas, visto que em alguns momentos apresentou crescimento e em outros, decrescimento. Outra observação, foi em relação ao SemeAD possuir maior número de publicações de artigos sobre liderança, enquanto o EnANPAD, possui maior enfoque da liderança como tema principal. Também se observou a liderança trabalhada de forma secundária, dentro de outras temáticas como: competências, feminismo, cultura organizacional, aprendizagem, motivação e carreira.
Day, D., & Harrison, M. (2007). A multilevel, identity-based approach to leadership development. Human Resource Management Review, 17(4), p. 360-373. Santos, R. N. M., & Kobashi, N. Y. (2009). Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Revista Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, 2(1), p. 155-172. Turano, L., & Cavazotte, F. (2016). Conhecimento científico sobre liderança: uma análise bibliométrica do acervo do the leadership quarterly. RAC, 20(4), p. 434-457. Yukl, G. (2013). Leadership in organizations. 8 ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice-Hall.