Resumo

Título do Artigo

INDICADORES DO VAREJO ALIMENTÍCIO: EVOLUÇÃO NAS PESQUISAS NA ÚLTIMA DÉCADA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Varejo Alimentício
Indicadores de Desempenho
Bibliométrico

Área

Marketing

Tema

Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Autores

Nome
1 - jackson cittadin
Faculdade SENAC - SC - Criciúma
2 - Ricardo Barcelos
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
3 - Roseli Jenoveva Neto
Faculdade Senac - Criciúma
4 - Lenoir Hoeckesfeld
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
5 - Leonardo Chaves
-

Reumo

Indicadores de Desempenho são aliados indispensáveis na construção de conhecimento em todas as áreas, especialmente para a gestão empresarial. Especificamente no varejo alimentício, diversos estudos sobre avaliação de desempenho e uso de indicadores tem sido abordado nas mais diversas áreas de gestão. Do ponto de vista gerencial, avaliar o desempenho neste tipo de negócios tem sido cada dia mais importante para a sobrevivência das organizações no setor. A maior relevância no varejo corresponde ao varejo supermercadista, tanto em faturamento quanto em número de empregos gerados (SBVC, 2018).
Considerando a relevância do tema, a pesquisa busca responder o seguinte questionamento: Qual é o estado da arte em termos de publicação científica internacional sobre o tema indicadores do Varejo alimentício? Como objetivo geral, pretende-se mapear o estado da arte em termos de publicação científica internacional sobre o tema Indicadores do Varejo Alimentício no período de 2008 a 2018, buscando contribuir teoricamente ao identificar artigos, autores, periódicos de destaque, palavras-chave e principais áreas de gestão de varejo abordados no portfolio de artigos selecionado.
Sistema de avaliação de desempenho é o processo de estabelecimento de metas, desenvolvimento de um conjunto de medidas de desempenho com coleta, análise, interpretação, revisão e ação (Bititci et al., 2015). Indicadores no varejo têm abordado as áreas de gestão das organizações, como operações, comportamento de consumo, consumo sustentável, finanças, recursos humanos e marketing (Bititci et al., 2018). Cabe ao gestor iniciar com a menor quantidade possível de indicadores, avaliar o contexto em que a empresa está inserida e projetar a melhoria contínua (Araújo, 2014).
Estudo teórico, bibliográfico, abordagem mista, caráter exploratório-descritivo, pelo método Proknow-C. Descritores de busca: “evaluation” or “indicators” or “metrics” or “measurement” or “assessment” or “appraisal” or “performance”) and (“supermarket” or “hypermarket” or “grocery” or “convenience”) and (“retail” or “wholesale*”. Bases de dados: EBSCO, SCOPUS, ISI. Dados analisados via análise de conteúdo e técnicas de estatística descritiva. Categorias de dados analisadas: título, autor, ano publicação, relevância, periódico, palavras-chave e temas relacionados a gestão de varejo.
Resultados contém portfólio de 145 artigos científicos. Artigo com mais citações: Consumer-retailer emotional attachment: some antecedentes and the moderating role of attachment anxiety, publicado por Vlachos, Theotokis, Pramatari, & Vrechopoulos (2010). Autores de destaque são Swoboda, Pramatari e Eriksson. Principal periódico é International Journal of Retail and Distribution Management. Nos temas de varejo predominam estudos com indicadores relacionados: Estratégias e Gestão Varejistas, Big Data and Applied Retail Analytics, Responsabilidade Social e Sustentabilidade e Shopper Experience.
Identificou-se um portfolio de 145 artigos relacionados ao tema, selecionados com processo de filtro indicado pela metodologia do Proknow-C. Os estudos contribuíram para ampliar o conhecimento sobre o tema. Classificou-se os estudos na área de Gestão e Varejo. Há predominância europeia relacionada aos autores e aos periódicos com maior quantidade de publicações. O presente estudo apresenta as características da produção científica internacional sobre Indicadores do Varejo Alimentício nos últimos 10 anos.
Bititci, U. S., Bourne, M., Cross, J. A., Nudurupati, S. S., & Sang, K. (2018). Towards a theoretical foundation for performance measurement and management. International Journal of Management Reviews, 20(3), 653-660. Varotto, L. F. (2018). Varejo no Brasil – Resgate Histórico e Tendências. Revista Brasileira de Marketing, 17(3), 429-443. Vlachos, P. A., Theotokis, A., Pramatari, K., & Vrechopoulos, A. (2010). Consumer-retailer emotional attachment: Some antecedents and the moderating role of attachment anxiety. European Journal of Marketing, 44(9/10), 1478-1499.