Resumo

Título do Artigo

Negócios de Impacto Social: um estudo bibliométrico sobre as publicações nacionais e internacionais (2009-2018)
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Palavras Chave

Negócios de Impacto Social
Negócios Sociais
Estudos Bibliométricos

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - TAYZE CRISTINE ARAUJO AGUIAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - CAMPUS I
2 - Vinicius Farias Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unid Acad de Administração e Contabilidade

Reumo

O Brasil é um país de desigualdades, principalmente nos âmbitos econômico e social. Possui muitas precariedades nos setores de educação, saúde, habitação etc., as quais o setor público acaba por vezes negligenciando (Roman-Calderón, Odoardi & Battistelli, 2015; Comini, 2016). É a partir desse contexto que vem ganhando importância as discussões sobre os negócios de impacto social, os quais possuem a capacidade de solucionar e/ou amenizar problemas sociais e ambientais a fim de transformar a realidade existente (Rosolen, Ticoski & Comini, 2014; Comini, 2016; Petrini, Scherer & Back, 2016).
Buscando atualizar informações aos estudos da área e trazer contribuições para pesquisas futuras, esta pesquisa diferencia-se das demais por trazer não só o cenário atual das pesquisas sobre Negócios de Impacto Social (nacional e internacional) de modo quantitativo, mas também o mapeamento das redes de relacionamento de cocitação e acoplamento bibliográfico, que permite identificar quais os principais países, autores, periódicos e estudos que formam redes de pesquisas, tradições intelectuais e evolução do tema, insights para pesquisas futuras e amadurecimento dos estudos na área.
Os negócios de impacto social são entendidos como um tipo específico de empreendedorismo social (Romani-Dias et. al., 2017). Por ser um tema emergente, há vários termos utilizados para este tipo de negócio, como negócios inclusivos, empresas híbridas, negócios sociais e negócios de impacto social, mas todos são utilizados para definir as organizações que tem por finalidade solucionar os problemas sociais e ambientais, mantendo a visão mercadológica e sustentabilidade financeira (Dees, 1998; Teodósio & Comini, 2012; Comini, 2016; Petrini, Scherer & Back, 2016).
Assim, observa-se que na maioria dos trabalhos citados como mais relevantes, o foco principal é sobre a conceituação e modelagem desse tipo de negócio no cenário brasileiro, os quais pode-se dizer que são os pioneiros na estruturação da base teórica a nível nacional. Outro ponto observado é que há mais pesquisas teóricas do que empíricas, abrindo espaço para que novas pesquisas se utilizem dessa base teórica e façam as pesquisas aplicadas para o avanço dos estudos nessa área. Demonstra ainda o crescimento das pesquisas nessa temática e a sua importância a nível global.
O estudo representa o quadro dos últimos dez anos, sendo recomendado atualizações constantes para que se percebam a evolução dos estudos associados à temática, os principais pensadores, trabalhos mais influentes, principais journals e tópicos de pesquisa associados ao tema. Sendo algo novo na literatura, entende-se que seja uma temática em desenvolvimento, sendo necessário perceber diferentes realidades que caracterizem os negócios de impacto social em cada contexto. No Brasil, acredita-se que a agenda de pesquisa ainda necessite ser ampliada, recomendando-se difusão do tema.
Austin, J. E. (2010). The collaboration challenge: How nonprofits and businesses succeed through strategic alliances (Vol. 109). John Wiley & Sons. Battilana, J., & Dorado, S. (2010). Building sustainable hybrid organizations: The case of commercial microfinance organizations. Academy of management Journal, 53(6), 1419-1440. Battilana, J., & Lee, M. (2014). Advancing research on hybrid organizing–Insights from the study of social enterprises. The Academy of Management Annals, 8(1), 397-441.