Resumo

Título do Artigo

Aproximação entre diferentes concepções de tecnologia sob a luz de Marx
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Marxismo
Tecnologia
Trabalho

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Luís Paulo Nallin de Oliveira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Londrina

Reumo

Desde das tecnologias agrárias, revoluções industriais, chegando aos celulares e computadores, os avanços tecnológicos nos acompanham presentes no desenvolvimento da técnica, da reprodução de artefatos. Teóricos a conceituaram como processo de transformação, conhecimento organizado para tingimento de fins e utilização da natureza para humanos (CUPANI, 2016). Marx (2017) relatou consequências como a alienação e perda de empregos. Hoje há uma grande quantidade de artefatos (MITCHAM, 1994). A expansão da tecnologia para fora do contexto industrial estreita mais a relação com a espécie humana.
Marx (2017) observou fenômenos organizacionais provenientes da relação entre humano e máquina na indústria. Hoje, há diferentes conceituações de tecnologia, como, instrumentos, conhecimentos e artefatos (MITCHAM, 1994; GRUNDMANN, 1991; CUPANI, 2016). Quais os possíveis fenômenos da sociedade ocasionados pela interação humana com a tecnologia para além do contexto de trabalho? Com isso, o objetivo do trabalho está em refletir sobre o cruzamento dos diferentes conceitos de tecnologia, com o enfoque nos artefatos tecnológicos para além da rotina formal de trabalho através de uma análise marxista.
A tecnologia está associada com o aprofundamento e com a expansão da habilidade humana em transformar um dado material em determinado estado em outro com um objetivo final, tendo, atualidade, diversos conceitos como: o conhecimento para realização de algo, arcabouço procedimental, artefatos tecnológicos, utilização da natureza para fins humanos, criação de uma nova realidade (MITCHAM, 1994; CUPANI, 2016). Marx (2017) apresenta diversos conceitos, sendo destacados o capital, a alienação e sua relação com a propriedade privada, a mais-valia e a formação da consciência pelo ser social.
Este debate focará em refletir questões de oferta e demanda de trabalho devido a constante substituição dos instrumentos de produção tecnologias, a extrapolação da esfera do trabalho pela propriedade privada e invasão da vida pessoal promovendo a intensificação lucro dos capitalistas, seguido por duas simples reflexões sobre as novas condições de trabalho causadas por novas tecnologias que transferem responsabilidades e custos de serviços ao trabalhador, e, por último, a influência da tecnologia como ampliação do cenário social e seu papel na formação do ser social.
Vimos: a relação do aumento de tecnologia e o desemprego, como já trabalhados por Marx; a extrapolação da esfera do trabalho embaraçando a diferença entre trabalho e vida pessoal; o aumento da mais-valia, ampliação da extração da força de trabalho para o aumento do lucro através da transposição de responsabilidades para o trabalhador quando a tecnologia permite o distanciamento e até a eliminação da relação capitalista e trabalhador; delineamos as condições de convivência social e a possibilidade de controle massificado por intermédio da tecnologia baseado na visão marxista da formação do ser.
CUPANI A. Filosofia da tecnologia: um convite. Editora da UFSC; 2016. GRUNDMANN, R. Marxism and ecology. OUP; 1991. MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2017. MITCHAM C. Thinking through technology: The path between engineering and philosophy. University of Chicago Press; 1994. PALACIOS E.M.; GALBARTE J.C.; BAZZO W. Introdução aos estudos CTS (Ciencia, Tecnología e Sociedade). Organización de Estados Iberoamericanos (OEI); 2005.