Resumo

Título do Artigo

A PERCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA EXPRESSAS NO ATO DE PRESENTEAR EM UM CONTEXTO DE RELAÇÃO AMOROSA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Presentes
Identidade
Relações amorosas

Área

Marketing

Tema

Consumo e Materialismo

Autores

Nome
1 - Bruno Medeiros Ássimos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico

Reumo

O ato de presentear torna-se um elemento importante que permite aclarar parte das dinâmicas manifestas nos relacionamentos amorosos, especialmente no que se refere a formação da identidade do casal, haja vista que o ato de consumir, parte do ato de presentear, tem sentido cultural (Miller, 2007). A vantagem em compreender a identidade como um núcleo que pode ser comparado consiste na possibilidade de moldá-la e visualizá-la como algo que continuamente se modifica (Ahuvia, 2005), permitindo a assimilação da identidade por meio do conceito de self-extendido de Belk (1998).
A proposta deste artigo reside na discussão acerca da percepção e construção identitária refletidas no ato de presentear sob um contexto de relação amorosa.
Ayrosa, Figale & Tucci (2008) apontam que os estudos de identidade se fundem ao tema consumo quando envolvem bens na expressão do senso de si de um indivíduo, evocando uma imagem do “eu” por meio de uma narrativa. Aron et al. (1991) apresentaram um estudo acerca de relacionamentos próximos e a inclusão do outro no self. A pesquisa sugeriu que as representações cognitivas do eu e do outro são muito mais fortes quando ambos estão em estreita ligação, ou seja, o amor interpessoal envolve uma fusão de identidades em que o self se expande para a inclusão do outro.
Este trabalho adota uma postura interpretativista que se utiliza de uma abordagem de cunho qualitativo descritivo. A formação do corpus de pesquisa se deu por tratativa teórica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista com roteiro semiestruturado e o processo de análise contou com o apoio o software Atlas.ti. A análise de dados foi realizada utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2004), que a compreende como um conjunto de técnicas de análise capaz de elucidar o teor das representações, mesclada a uma análise construtivista proposta por Charmaz (2009).
Durante o processo de análise dos resultados foi possível perceber o quanto o presentear se torna um ato de destaque na compreensão de uma relação, apresentando-se como via de expressão material de diferentes momentos das relações, de sentimentos, de intenções, de sensibilidade e muitos outros aspectos demonstrados ao longo desta análise, exigindo compreensão da identidade do outro e ajudando a conferir materialidade à identidade do casal.
Da mesma forma que o consumo expressa a identidade, os presentes expressam algo que não é dito e a própria identidade do indivíduo que o compra e de quem o recebe e a formação da identidade do casal é um processo que ocorre de maneira concomitante ao aumento do nível simbólico dos presentes, sendo reflexo direto dessa construção.
Belk, R. W. (1979). Gift-Giving Behavior in Research in Marketing 2. Greenwich, JAI Press, p. 95-126. Belk, R. W. (1988). Possessions and the Extended Self. Journal of Consumer Research, 15(2), 139–68. Hall, S. (2000). A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. (4a ed.). Rio de Janeiro: DP&A. Luo, B.; Fang, W.; Shen, J.; Cong, X. (2019). Gift–image congruence and gift appreciation in romantic relationships: The roles of intimacy and relationship dependence. Journal of Business Research, 103, 142-152.