Resumo

Título do Artigo

Por uma Pedagogia da Criatividade para os Cursos da Área de Gestão: “Faça o Que eu Digo e Faça o Que eu Faço”
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Palavras Chave

Gestão Criativa
Criatividade
Liderança

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Luiz Sebastião dos Santos Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD
2 - José Ricardo Costa de Mendonça
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - DCA
3 - MARCELA REBECCA PEREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA

Reumo

O ponto de chegada desse trabalho é a geração de proposições a serem medidas de forma empíricas em turmas onde haja indícios de que aspectos de uma “pedagogia da criatividade” estejam sendo aplicados, tanto na graduação quanto na pós-graduação, observando a perspectiva dos alunos para como avaliam as contribuições de disciplinas criativas para sua formação criativa e consequente gestão criativa de novos negócios.
A proposta principal desse papper é a de utilizar o modelo teórico de gestão criativa, proposto por Muzzio e Paiva (2018), como referência para reflexão acerca de uma pedagogia da criatividade a ser desenvolvida e aplicada em cursos da área de gestão, uma vez que os profissionais que derivam de cursos desta área parecem necessitar enfrentar crescentes desafios gerenciais em contexto de grande mudança
Muzzio e Paiva (2018) por sua vez, partem da lógica de que uma eficiente gestão da criatividade, ou seja, o gerenciamento do indivíduo criativo, sob uma liderança criativa, a partir de uma cultura criativa, funciona como um bom preditor de inovação e, consequentemente, de competividade organizacional.
O ponto de chegada desse trabalho é a geração de proposições a serem medidas de forma empíricas em turmas onde haja indícios de que aspectos de uma “pedagogia da criatividade” estejam sendo aplicados, tanto na graduação quanto na pós-graduação, observando a perspectiva dos alunos para como avaliam as contribuições de disciplinas criativas para sua formação criativa e consequente gestão criativa de novos negócios.
Por sua vez, os aspectos a serem trabalhados em termos de cultura criativa, a partir deste modelo de gestão da criatividade, deveriam proporcionar: diversidade de membros hábeis (valorização da diferenciação em oposição à ideia de uniformização de conhecimentos), uma abertura para novas ideias (clima de tolerância às novas ideias, brainstorming e incentivo ao pensar de maneira fluída), a confiança interpessoal (metodologia de trabalho que dificulte a ação solitária, enfatizando ações que precisem do trabalho de múltiplos atores simultaneamente).
MUZZIO, H. (2010). Cultura Organizacional na Perspectiva Cultural Regional Brasileira. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 12, n. 37, p. 447-463 MUZZIO, H. (2017); Indivíduo, liderança e cultura: evidências de uma gestão da criatividade. RAC, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 107-124, Jan./Fev. 2017. MUZZIO, H.; COSTA, F. J. da. (2012). Para além da homogeneidade cultural: a cultura organizacional na perspectiva subnacional. Cad.EBAPE.BR, v. 10, n. 1, p.146–161 MUZZIO, H.; PAIVA JUNIOR. (2018). Management of Organizational Creativity: A Theoretical Concept. RAC. [no prelo].