Resumo

Título do Artigo

COURO SUSTENTÁVEL? UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO SISTEMA AGREGADO DE MARKETING DO COURO ARTESANAL DO CARIRI CEARENSE
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Palavras Chave

Sistema Agregado de Marketing
Sustentabilidade
Couro

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Antonio Messias Valdevino
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
2 - Rita de Cássia de Faria Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRACAO/PPGA
3 - Lívia Nogueira Pellizzoni
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ) - Ubtech Business

Reumo

A percepção de sustentabilidade pode ser abordada sob diferentes perspectivas como, por exemplo, pela eficiência e pela eficácia, ou ainda a partir de análises do comportamento do consumidor em situação de escassez de recursos naturais. Ser sustentável envolve outras questões além de apresentar relatórios positivos de desempenho social e ambiental (Norman & MacDonald, 2004) e para isso é necessário que haja uma avaliação das práticas e processos que compreendem, ou estão presentes em um determinado mercado ou sistema.
Diante da discussão sobre sustentabilidade, este artigo aborda o contexto de um mercado controverso por natureza: o do couro, que dentre outros aspectos, gera discussões acerca da sustentabilidade e da ecologia, onde questiona-se a sustentabilidade do couro e do próprio mercado. Assim, pretende-se neste artigo compreender a sustentabilidade no contexto do sistema agregado de marketing (SAM) do couro artesanal, analisando-se a percepção dos atores presentes em tal sistema.
A fundamentação teórica divide-se me dois eixos com o propósito de discutir a perspectiva de sustentabilidade em um sistema agregado de marketing. Inicialmente, faz-se uma caracterização do que é, segundo a teoria, um sistema, tendo como referências autores clássicos na área. Em seguida recorre-se à teoria sobre sustentabilidade em relação a seu conceito, bem como sua aplicação no contexto dos sistemas.
Fez-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com sujeitos pertencentes aos três grupos de atores primários de um SAM, conforme destacado na literatura. No grupo de ofertantes, integrantes oficina escola Espedito Seleiro e do Curtume Couro Cariri, bem como para o grupo do governo, fez-se a coleta por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado. Ao grupo dos consumidores, utilizando-se do mesmo roteiro, fez-se um grupo focal. O roteiro buscou captar as percepções e entendimento dos sujeitos da pesquisa quanto à estrutura do SAM, avaliando as interações e perspectiva sustentável.
Os resultados deste trabalho são divididos em duas partes. A primeira consiste em apresentar e descrever o sistema agregado de marketing do couro artesanal do Cariri Cearense, apontando os atores e os principais processos pelos quais são responsáveis e a segunda trata de entender a percepção de sustentabilidade pelos atores que integram tal sistema.
A pesquisa apontou que cada grupo tem sua visão referente à sua posição no sistema, todavia elas se conectam para que o sistema possa funcionar em sua capacidade máxima ou dentro dos limites que lhes são impostos, pois quando, por exemplo, há quedas de demandas, não existe a necessidade de produção e assim por diante, o que influencia o entendimento de que o sistema insustentável no sentido de sua eficiência. Sob a perspectiva da sustentabilidade, o olhar deve ser distinto. Deve-se considerar fatores que influenciam se uma atividade é sustentável ou não além da mera adesão a normas técnicas.
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